OPINIÃO

Higiene faz bem à saúde  

Higiene faz bem à saúde  

 “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” (Provérbios 17:22)  

Alguns países tiveram baixo índice de contaminação pelo coronavírus e isto por quê? Boa alimentação, sistema imunológico saudável e acima de tudo higiene. Povo educado se estressa menos e tal fato contribui para obtenção de uma boa saúde.  

É inadmissível, ver pessoas espirrando e tossindo em cima dos outros e entrar em casa sem tirar o calçado dos pés. Até para lavar as mãos existe critério, pois as torneiras devem ser higienizadas antes de nós a fecharmos. Ser prevencionista dá certo, mas infelizmente, grandes partes das pessoas não acreditam em micro-organismos, ou seja, em bactérias, vírus e fungos. Aí, as pandemias chegam a passos largos devido à falta de higiene.   

E tem mais: pessoa saudável pode estar contaminada por um micro-organismo, o qual nunca lhe causará doenças e isto por quê? Devido seu sistema imunológico estar preparado para se defender contra aquele micróbio, mas esse mesmo micro-organismo pode ser patológico para outras pessoas. Por isso, temos que ser higiênicos, usar máscaras de boa qualidade e ter todo cuidado para não expelir as gotículas de nossa saliva pelo ar. Mão na boca? É inadmissível! E tem mais: afirmar que o que não mata engorda é um ditado muito incoerente.   

Nossas cidades brasileiras? É só dar uma volta nelas para vermos o quanto de  sujeira existe no chão. Copos, restos de comida, sacos plásticos, latinhas de cerveja e refrigerante são campeões na contaminação do meio ambiente. Até quando inúmeras pessoas vão continuar sendo anti-higiênicas? Até quando? Este assunto é de grande relevância e todos nós devemos estar atentos e prestar bastante atenção que o Covid-19 e outros que poderão vir até nos, não virão a fim de brincar de ciranda cirandinha e sim para matar. Portanto, os cuidados com a higiene passam por uma tomada de consciência em relação à prevenção e não pelo lockdown. Evidentemente, que aglomerações têm que ser totalmente evitadas, contudo deve ser feito com critérios.  

É verdade, que é complicado encontrar saída para esta pandemia, porém a economia brasileira não pode se derreter, os desempregos não podem ocorrer e a população não pode morrer devido essa desgraça do COVID-19 e por outros micro-organismos que porventura cheguem. Sendo assim, o tratamento preventivo deve começar a partir de cada um de nós e não ficar esperando somente a vacina. A este respeito uma amiga, certa vez, me disse o seguinte: “Prevenir é a melhor escolha!” Que palavras sábias!   

Médica com Título de Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMT-AMB-CRM – Especialização em Educação na Saúde Pública/UNAERP – Técnica de Segurança do Trabalho pelo SENAI/IEL – Escritora – CRM/RR-339 RQE-341