Cotidiano

TRE-RR começa na sexta nomeação de pessoal para trabalhar nas eleições

Serão nomeadas pessoas para atuar nas mesas receptoras dos votos dos eleitores no pleito do dia 7 de outubro, e de apoio logístico dos locais de votação

Conforme calendário eleitoral, sexta-feira, dia 6, marca o início do período para nomeação pela Justiça Eleitoral, dos membros das mesas receptoras dos votos dos eleitores no pleito do dia 7 de outubro, e do pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.


As mesas são formadas por um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente, nomeados pelo juiz eleitoral. O trabalho do apoio logístico visa auxiliar as zonas eleitorais nas diversas atividades relacionadas às eleições e ao setor técnico do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral em Roraima), quanto à assistência e apoio na operacionalização das eleições.


As atividades técnicas em que os eleitores convocados para Apoio Logístico Voluntário poderão participar são as seguintes: vistoria das urnas (substituição de bobinas e peças, verificação da bateria, limpeza), auxiliar na preparação e lacre das urnas eletrônicas, montagem das seções eleitorais , verificação dos dados das urnas, suporte às seções eleitorais  no dia da Eleição e transmissão do resultado.


Segundo o coordenador de eleições do TRE-RR, Fábio Barros, serão selecionadas até 80 pessoas, dentre os inscritos. “Qualquer pessoa pode se candidatar, mas é importante que os interessados tenham afinidade com a área de tecnologia. Quem for selecionado vai receber treinamento por parte dos técnicos do tribunal, para trabalhar com a urna eletrônica”, explicou.


O tribunal abriu inscrições para pessoas que queiram trabalhar voluntariamente com o apoio logístico das Eleições 2018. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico: www.tre-rr.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/apoio-logistico-voluntario.


Aqueles que trabalharem como mesários e no apoio logístico serão recompensadas com dois dias de folga para cada dia trabalhado, desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, se houver previsão em edital, conforme Resolução de Atos Preparatórios das Eleições.