Bom dia,
É muito grave a situação climática em Roraima. Era previsível que isso viesse acontecer. Técnicos e pesquisadores já previam esse agravamento desde meados do ano passado causado especialmente pelo El Niño, um fenômeno que entre outras coisas aquece as águas do Oceano Pacífico, influenciando o regime de chuvas no Brasil, incluindo a Amazônia. Vamos repetir mais uma vez: por conta da estiagem totalmente previsível, quase que enfrentamos um colapso histórico no abastecimento do Amazonas e de Roraima. Como temos um período chuvoso diferente daquele vigente no vizinho Estado era esperado que quando chegasse a nossa vez, as chuvas só voltariam muito mais tarde. Todas as autoridades federais, estaduais e municipais sabiam disso.
E apesar dessa tragédia anunciada, quase nada fizeram, e como ainda estão fazendo quase nada. Agora, que a população está adoecendo ao respirar um dos ares mais poluídos do mundo, com densa fumaça cobrindo quase todas as regiões do estado as reações não passam de meros discursos, com muita pouca ação prática. Como se adiantasse chorar o leite derramado, feito crianças sem o menor senso de assumir as responsabilidades que lhes cabem. Quase todos estão empenhados numa única coisa: preparar o palco para disputar – e quem sabe comprar os votos -, nas eleições municipais que já estão à pleno vapor. Afinal, o senso crítico dos eleitores/eleitores para avaliar o desempenho dessa gente vai pouco além de satisfazer o estômago.
Alto Alegre 1
Pelos lados de Alto Alegre, o processo eleitoral está correndo solto. No final de semana, aconteceu a convenção do candidato do Republicanos, Wagner Nunes. Ontem, foi a vez do MDB oficializar a candidatura de Valdenir Magrão, que está sentado na cadeira de prefeito desde o afastamento do ex-prefeito Pedro Henrique Machado. Aliás, o candidato a vice-prefeito da chapa é seu ex-chefe de gabinete José Neto Oliveira (PSD).
Alto Alegre 2
Também aconteceu ontem a terceira convenção do município, do produtor Gaúcho da Soja (PL). Isso porque o prazo final para a realização desses eventos destinados a oficializar as chapas termina nesta terça-feira, 26. Já o prazo para o registro da candidatura termina na sexta-feira, 29. No sábado, dia 30, estarão liberadas as propagandas eleitorais, que é o que promete ser o divisor de águas no pleito.
Peixe
Já no final do dia, o Governo do Estado divulgou uma nota informando à população de Alto Alegre a suspensão da distribuição de peixes para a Semana Santa, que seria feita pela Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). A entrega estava prevista para esta terça-feira, 26, mas o Ministério Público do Estado (MPE) teria emitido uma recomendação solicitando a interrupção, em razão das eleições suplementares.
Mucajaí
No final de semana, o governador Antonio Denarium (Progressistas) publicou vídeo declarando apoio à pré-candidatura do policial militar Chiquinho Rufino para prefeito de Mucajaí. Naquele município a disputa promete ser polarizada com o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Joelson Costa, que é o pré-candidato apoiado pelo ex-deputado Édio Lopes e pela atual prefeita Nega, além do grupo aliado ao MDB.
Recorde
Há muitos dias, o prefeito Joner Chagas (Republicanos) vem divulgando a realização do Festejo do Município do Bonfim, em suas redes sociais pessoais, mas as licitações para contratação de todos os serviços essenciais para a realização do evento só serão realizadas nesta semana, no dia 27. Os avisos de pregão presencial de pelo menos quatro processos foram publicados em diários oficiais de sexta-feira, 15.
Festejos
Nos avisos, não há informações sobre valores, mas o Município de Bonfim vai contratar na próxima semana, por meio de pregão presencial empresa para a produção do evento, que acontece já nos dias 19 e 20 de abril, e também para a aquisição de material de ornamentação e limpeza, confecção e fornecimento de camisetas, material gráfico e publicitário, e até para a revitalização do parque onde acontecerá a festa.
Tocante
Dia desses, comentamos cá na Parabólica o relato de uma pecuarista que teve sua propriedade devastada pelos incêndios na região de Samaúma, em Mucajaí. Ontem, mais uma vez, uma publicação em que ela defende o trabalho dos bombeiros e mostra o sofrimento dos produtores, viralizou. Ela também lembrou que é preciso cobrar ações concretas por parte da União, que pouco ou nada fez por Roraima até agora.
Egos
Enquanto a população de Roraima sofre com a fumaça deixada pelas queimadas, assessores de gestores (é isso mesmo), brigam entre si, para empurrar a responsabilidade de um para o outro. Neste sentido, tanto o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), quanto o governador Antonio Denarium, têm evitado politizar a crise e pautado o que interessa, as soluções.