"Combatendo a seca e as queimadas"

Milena Makuxi lança música em defesa ao meio ambiente e povos originários

Segundo Milena, os povos originários da floresta são os mais prejudicados pelas queimadas

“A Seca e a queimada” e que logo estará disponível em seu canal no YouTube e em outras plataformas digitais (Foto: Fernanda Sales)
“A Seca e a queimada” e que logo estará disponível em seu canal no YouTube e em outras plataformas digitais (Foto: Fernanda Sales)

Em tempos sombrios, nos quais a fumaça domina todo o Estado de Roraima, uma voz emerge para promover a conscientização sobre a proteção ambiental: Milena Makuxi, que está preparando um single da música “Combatendo a Seca e as Queimadas”, que em breve estará disponível em seu canal no YouTube e em outras plataformas digitais.

“Por amor ao nosso pai / Não acenda o fogo, meu amigo / Os danos são grandes demais / A seca e as queimadas andam de mãos dadas / E a fome vem logo atrás”. Esses versos da música, lançada originalmente em 2005 no CD “Caxiri na Cuia – O Forró da Maloca”, continuam relevantes até hoje.

Segundo Milena, os povos originários da floresta são os mais prejudicados pelas queimadas.
“A letra descreve uma situação tão atual em Roraima, que se tornou o estado com o maior número de incêndios neste mês de fevereiro, além de refletir a seca vivida nos últimos meses”, explica a artista, que já lançou uma versão da música em seus perfis nas redes sociais, apenas com voz e violão.

Milena também relata que, durante a gravação do vídeo, o cenário estava coberto de cinzas ao redor da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI), que também foi afetada pelos incêndios. “Senti a necessidade de criar minha própria versão dessa música para dar voz às reivindicações dos povos indígenas sobre questões ambientais e justiça climática”.

A intenção é lançar o videoclipe de “Combatendo a Seca e as Queimadas” no dia 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas. Toda a produção está sendo feita de forma independente. “Estou aberta a futuras parcerias e colaborações”, comenta Milena.