PASSAGENS AÉREAS ✈️

Roraimenses optam por viagens que saem de Manaus; será que compensa?

Para uma ilustração básica, a FolhaBV fez um levantamento com viagens para Brasília, Belém, Fortaleza e São Paulo

Estratégia para economia em passagens acontece nas férias, feriados e período sazonal. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Estratégia para economia em passagens acontece nas férias, feriados e período sazonal. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

É fato que os roraimenses, na maioria das vezes, optam por realizar viagens aéreas saindo de Manaus, no Amazonas, do que de Boa Vista. A prática é vista como uma forma de economia no valor das passagens, mas será que compensa?

Sem mistério, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) em Roraima, Lena Matos, explicou que sair da capital roraimense de ônibus até o Amazonas e depois seguir a viagem de avião tem se mostrado inviável e já não é mais tão comum assim.

“Se você juntar o valor da passagem de ônibus, táxi para chegar no aeroporto, somado à passagem de avião, acaba ficando quase a mesma coisa que saindo de Roraima. Sem contar que você passa 12 horas para chegar até Manaus”, explicou Lena.

Para uma ilustração básica, a FolhaBV fez um levantamento com viagens para quatro destinos frequentes, saindo de avião direto de Boa Vista e Manaus, e nesse último com a passagem de ônibus. A pesquisa foi realizada apenas com passagens de ida nestes últimos dias de março.

+ Saiba como evitar problemas na hora de comprar passagens aéreas

Receita para o estado

A presidente da ABAV também explicou que, mesmo a estratégia não compensando sempre, Roraima tem agências que trabalham certificadas com plataformas, “com boas opções de tarifas que pode oferecer para os clientes, que não vale nem a pena enfrentar 12h de viagens por uma diferença pequena”. Além disso, sair de Roraima tem benefícios futuros para o estado e à população.

“É um ponto muito importante e positivo quando sai de Roraima por causa da receita voada. A pessoa, mesmo comprando a passagem em Roraima e entrando no avião em Manaus, a receita fica lá, e saindo de Roraima, a receita vai ficar aqui. Isso mostra para as companhias o fluxo e fortalece a frequência de voos para Roraima, dai eles não mudam os voos e não cancelam”

afirmou Lena Matos.