O advogado roraimense Ivo Macuxi, indígena da etnia Macuxi, irá palestrar na 10ª Brazil Conference 2024, das Universidades Havard e MIT, dos Estados Unidos. Com o tema “O Encontro dos vários Brasis”, o evento acontece de 5 à 7 de abril e é organizado por estudantes e pesquisadores brasileiros que atuam nos EUA.
Ivo irá palestrar nos dias 6 e 7 e será um dos embaixadores da conferência, representando a região Norte. Além do advogado, outras personalidades de destaque também estarão presentes no evento, como Jorge Aragão, Gil do Vigor, Ivete Sangalo, Sonia Guajajara, entre muitos outros.
Em sua palestra, Ivo Macuxi irá abordar sobre a importância da atuação indígena na preservação e manutenção da floresta amazônica, além da sua contribuição como advogado no Conselho Indígena de Roraima (CIR).
“Eu fiquei muito feliz quando recebi a confirmação de que fui aceito como um dos embaixadores. É um reconhecimento do meu trabalho como advogado no departamento jurídico do CIR. Na palestra, irei abordar a visão dos povos indígenas em relação ao desenvolvimento da Amazônia, a bioeconomia, desenvolvimento sustentável, os planos de vida dos povos indígenas para a Amazôni além da importância da participação indígena nesses espaços de discussões”, explicou o advogado.
Sobre Ivo
Estudou Direito na Faculdade Cathedral de 2013.2 a 2018.1, tendo sido aprovado no Exame de Ordem quando ainda cursava o 9º semestre. Depois de formado passou a atuar no Departamento Jurídico do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Professor de Macuxi, aprendeu português aos 11 anos de idade, fala inglês fluente, já discursou na ONU e feito sustentação oral no Supremo Tribunal Federal.
O que é a Brazil Conference?
A Brazil Conference at Harvard & MIT é um evento anual realizado desde 2015 pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston.
O conceito surgiu em 2014, quando estudantes brasileiros de graduação fundaram um pequeno evento para celebrar os 30 anos de democracia no Brasil, mas logo ganhou destaque na imprensa, sendo apelidado de “Davos Brasileira”.