CINEMA

Ranking: os filmes mais detonados de diretores aclamados pela crítica

Confira a lista dos sete filmes menos queridos de aclamados diretores

Ranking: os filmes mais detonados de diretores aclamados pela crítica

Os grandes diretores do cinema são aclamados pela sua produção e reconhecidos pela crítica especializada. Mesmo assim, todo mundo é capaz de um deslize. A revista Rolling Stone divulgou recentemente uma lista de “50 filmes terríveis de grandes diretores”, para provar que nem todos os trabalhos são perfeitos.

Confira a lista dos sete filmes menos queridos de aclamados diretores

7 – George Lucas: “Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma”
Embora amado pelos fãs, a crítica não curtiu muito essa produção de Star Wars nas mãos de George Lucas em comparação com os demais. A avaliação é que a trilogia melhorou com o tempo, mas o primeiro filme da saga lançado após 16 anos decepcionou muita gente com a apresentação de um filme mais parado, muitas informações e a presença de um personagem que agradou pouca gente: o alienígena Jar Jar Binks.

6 – James Cameron: “Piranha 2: Assassinas Voadoras”
Muito antes de ‘Titanic’, ‘Avatar’ e ‘O Exterminador do Futuro’, o diretor James Cameron lançou seu primeiro filme sobre peixes assassinos. No entanto, a crítica levou em consideração que o filme foi majoritariamente feito pelo produtor italiano Ovidio Assonitis, que tinha a palavra final para cada decisão. Ainda assim, é um filme creditado a Cameron.

5 – Tim Burton: “Planeta dos Macacos”
O diretor ficou conhecido pela sua ligação com filmes góticos e de terror, em uma visão mais sombria da sociedade. Entre seus sucessos estão “Batman” e “Edward Mãos de Tesoura”. Mas quando Burton decidiu fazer o remake do clássico “Planeta dos Macacos” de 1968, recebeu avaliação negativa pela condução do filme, má escolha, atuação dos atores e mudanças que não fizeram sentido na história.

4 – Gus Van Sant: “Psicose”
Conhecido pela sua direção de “Gênio Indomável”, Gus Van Sant foi inclusive indicado ao prêmio de Melhor Direção no Oscar. Com um leque de possibilidades, o diretor teve uma escolha não muito gratificante: apostar no remake do clássico de terror ‘Psicose’. O problema aí não foram as mudanças, mas sim a falta delas. O diretor manteve todo o diálogo e até cortes de câmera utilizados no clássico de 1960, o que deixou muitos se perguntando o motivo de fazer um remake exatamente igual ao original.

3 – Steven Spielberg: “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”
Spielberg é um dos diretores mais aclamados da atualidade e tem uma lista extensa de prêmios e clássicos que vão de ‘Tubarão’, ‘O Resgate do Soldado Ryan’, ‘Jurassic Park’ e ‘Indiana Jones’. O quarto filme da saga de ‘Indiana’ não foi bem avaliado, com muitos questionando a necessidade de uma continuação e com comentários negativos sobre os efeitos do filme.

2 – Rob Reiner: “O Anjo da Guarda”
“Conta Comigo”, “Harry e Sally – Feitos Um Para o Outro”, “A Princesa Prometida” e “Questão de Honra” são alguns dos filmes dirigidos por Rob Reiner. Mas nem todo mundo se lembra de um pequeno clássico infantil chamado “O Anjo da Guarda” com Elijah Wood e Bruce Willis, onde um garoto quer ser adotado por outros pais. O filme tem avaliação de apenas uma estrela no Rotten Tomatoes e causou ira em alguns críticos de cinema por ser tão ruim, principalmente por conta dos estereótipos em cada núcleo familiar.

1 – Francis Ford Coppola: “Jack”
Nem Robin Williams conseguiu salvar esse filme do fracasso. O filme é dirigido por Francis Ford Coppola, conhecido por obras-primas como “O Poderoso Chefão”, “Apocalypse Now” e “Drácula de Bram Stoker”. O filme conta a história de um jovem que envelhece quatro vezes mais rápido e, ainda criança na escola, aparenta ter mais de 30 anos. Embora não tenha ido mal na bilheteria, o filme foi considerado ruim por não saber dosar entre comédia e o drama de envelhecer tão jovem.