TRÊS ANOS EM REFORMA

Maternidade deve ser entregue em junho, afirma Secretaria de Infraestrutura

A informação foi solicitada pela FolhaBV após dois meses da previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2024

Reforma da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, localizada no bairro São Francisco, está em andamento desde 2021 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Reforma da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, localizada no bairro São Francisco, está em andamento desde 2021 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A obra de reforma do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazereth deve ser entregue no início de junho, segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinf). A obra já tem quase três anos de atraso.

A informação foi solicitada pela FolhaBV após dois meses da previsão de inauguração da maternidade para o primeiro semestre de 2024. Por meio de nota, a Seinf atualizou que a reforma está em fase final e afirmou que “a nova previsão de entrega da unidade de saúde será no início do mês de junho deste ano”.

“O prazo anterior estabelecido foi alterado devido à necessidade do período de testes de equipamentos médicos e das redes de oxigênio e elétrica, e o tempo de checagem faz-se necessário para que o Hospital seja entregue em pleno funcionamento”,

completou a Secretaria.

Em janeiro, a FolhaBV havia solicitado informações sobre a reforma depois que o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, declarou, em entrevista na rádio Folha FM, que a maternidade seria concluída em fevereiro deste ano. Na ocasião, a Secretaria de Saúde declarou que obra estava em fase de acabamento, atingindo um índice de 65% de conclusão.

Atraso de três anos

A maternidade Nossa Senhora de Nazareth funciona de forma temporária no local onde era o Hospital de Campanha (Foto: Marília Mesquita/Folha BV)

O Hospital Materno Infantil foi transferido para as dependências do Hospital de Campanha (montado para as demandas de covid-19, em 2020), no dia 5 de junho de 2021. Se entregue em junho, a obra de reforma e ampliação da única maternidade de Roraima terá duração de três anos.

Em 2022, um ano após o início da obra, o governador Antonio Denarium foi denunciado pela demora na conclusão da unidade hospitalar. No ano passado, o Ministério Público de Roraima (MPRR) e o governo estadual firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a maternidade fosse concluída no prazo máximo de um ano.