ATIVIDADE DE FRAUDE

Receita alerta para golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda

Estelionatários induzem o contribuinte a baixar e a instalar aplicativos falsos de preenchimento da declaração nas lojas para dispositivos móveis

Para manter a isenção, os segurados devem apresentar documentação médica que comprove o diagnóstico, com base em avaliação especializada. (Foto: Arquivo FolhaBV)
Para manter a isenção, os segurados devem apresentar documentação médica que comprove o diagnóstico, com base em avaliação especializada. (Foto: Arquivo FolhaBV)

A Receita Federal emitiu alerta para o golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda da Pessoa Física. Por isso, o contribuinte deve ficar atento ao momento da entrega da Declaração do IRPF 2024, que deve ser feita até as 23h59 de 31 de maio.

O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) identificou a atividade de fraudadores e emitiu o alerta. Conforme o Centro, estelionatários induzem o contribuinte a baixar e a instalar aplicativos falsos de preenchimento da declaração nas lojas para dispositivos móveis, como Google Play Store e App Store.

Segundo a Receita Federal, os aplicativos são muito parecidos com o original, inclusive reproduzindo a logomarca do órgão. Quem usa a versão dos golpistas acaba tendo os dados roubados, como nome completo, número de documentos e dados financeiros.

+ Declaração do Imposto de Renda: saiba como se preparar

Para não cair no golpe

Para evitar cair em um desses golpes, a Receita Federal recomenda que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site oficial do Imposto de Renda, na internet. Quem quiser preencher a declaração por dispositivos móveis deve baixar o aplicativo oficial, disponível neste link para Android e neste para o sistema iOS.

A Receita também reforça que não envia informações por e-mail ou mensagens de texto, pedindo a correção de erros na declaração. Essa se tornou outra prática comum dos estelionatários.