Após vários anos consecutivos batendo o próprio recorde de maior paçoca do mundo, Boa Vista poderá ter o reconhecimento como a Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha, através de um Pojeto de Lei (PL) que foi aprovado nesta quarta-feira, 10, na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.
A capital de Roraima ficou conhecida pela maior paçoca do mundo em 2015, quando serviu 500kg da comida típica para 20 mil pessoas. A ideia era levar a conquista para o Guinness Book, o livro dos recordes mas não tiveram êxito, desde então a prefeitura tem superado os recordes ano após ano.
Em 2023, a maior paçoca superou mais uma vez o próprio recorde com 1.246kg servidos gratuitamente para a população. O feito é reconhecido pelo Guinness, mas ainda não está registrado por questões burocráticas.
O PL nº 5.121/2023, de autoria do deputado federal Defensor Stélio Denner, foi aprovado na Comissão de Cultura e agora espera pela votação no Senado Federal. Em suas redes sociais, Stelio Denner explicou o porquê de idealizar o projeto.
“É uma forma de valorizar a culinária local, mas também de incentivar a economia da região, com incentivo à produção dessa típica comida roraimense”, destacou o deputado federal.