O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) habilitou o posto de classificação de grãos de Roraima. O local, de responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), auxilia produtores de arroz, feijão, milho e soja na classificação do grão e emitir o certificado.
A informação foi divulgada pelo governo estadual nesta quinta-feira (11). Segundo Marcelo Parisi, presidente da Aderr, a habilitação dá celeridade ao serviço, constantemente auditado pelo Ministério. “A classificação tem como objetivo padronizar os grãos de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Mapa, evitando que cheguem às gôndolas dos supermercados produtos inadequados ao consumo humano”, pontuou Parisi.
Com a habilitação, o produtor rural roraimense terá maior comodidade na classificação dos grãos produzidos, facilitando o trabalho e a comercialização mais rápida dos produtos. Principalmente porque os grãos destinados à alimentação humana, na compra e venda do poder público e na importação em portos e aeroportos internacionais necessitam ter um Certificado de Classificação
+ Secretário projeta crescimento safra de grãos em Roraima
Posto de classificação
No Posto de Classificação são determinadas as particularidades de cada grão como: apresentação, identidade, embalagem, qualidade, além das medidas que vão determinar a qualidade e o tipo do produto. Os profissionais da Aderr utilizam equipamentos como peneiras, pinças, estiletes, alicates e a observação.
O posto está situado na rua Coronel Mota, 1075, Centro, próximo ao prédio sede da Aderr. Para maiores informações, interessados podem ligar para (95) 3198-8600 ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].