CONTEÚDO PATROCINADO

Paçoca de carne com farinha: PL de autoria do deputado Defensor Stélio Dener é aprovado na Comissão de Cultural

Projeto de Lei confere o título de Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha à capital do estado de Roraima, Boa vista.

Foto: Divulgação/deputado Defensor Stélio Dener
Foto: Divulgação/deputado Defensor Stélio Dener

Foi aprovado, nesta quarta-feira (10), na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) nº 5.121, de 2023, que confere o título de Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha à capital do estado de Roraima, Boa vista. O referido projeto é de autoria do deputado federal e defensor público Stélio Dener (Republicanos/RR) e foi relatado pelo deputado Marcelo Queiroz (Progressista/RJ).

O texto fala sobre a história e a importância da paçoca na culinária brasileira, especialmente em Roraima, que é parte integrante da culinária local onde é consumida diariamente como complemento de pratos principais, lanches ou até mesmo no café da manhã. A paçoca ganhou destaque como símbolo da gastronomia da região durante o evento Boa Vista Junino, a maior festividade junina da região norte. Em 2018, Boa Vista entrou para o Guinness Book com a “maior paçoca do mundo”, servindo 1.023 kg para 30 mil pessoas, demonstrando a importância e popularidade do prato na região.

“O objetivo deste Projeto é, portanto, reconhecer que a capital de Roraima, Boa Vista, tenha esse símbolo de capital nacional da paçoca de carne com farinha”, disse o parlamentar roraimense.

“É uma forma de valorizar a culinária local, mas também de incentivar a economia da região, com incentivo à produção dessa típica comida roraimense”, acrescentou o deputado federal.
Agora, o texto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), onde serão analisados e votados os aspectos constitucionais, legais, jurídicos, regimentais do projeto.