PESQUISA MENSAL DE COMÉRCIO

Vendas do varejo crescem pelo segundo mês consecutivo no Brasil, diz IBGE

Setores de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, 9,9% e de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, 4,8%, exerceram as principais infuências sobre o resultado total do comércio varejista

Setor de farmácias teve destaque no aumento de vendas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Setor de farmácias teve destaque no aumento de vendas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O setor varejista durante a passagem de janeiro para fevereiro deste ano teve um aumento histórico nas vendas. É a segunda alta consecutiva, após os índices registrarem crescimento de 2,8% no primeiro mês de 2024 e mais 1% no segundo. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta quinta-feira, 11, pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Oito atividades foram investigadas na pesquisa, seis delas registraram avanço em fevereiro, com destaque para os setores de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com aumento de 9,9% e de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com 4,8%, ambos exerceram as principais infuências sobre o resultado total do comércio varejista.

“Entre os destaques dessa passagem é termos observado dois meses consecutivos de altas, o que não acontece desde meados de 2022. No entanto, naquele momento o crescimento combinado dos dois meses foi menor, menos inteso. Outro aspecto a ser destacado é que nos últimos dois anos ou janeiro ou fevereiro vieram mais fortes, mas com posterior queda. Em 2024, houve alta tanto em janeiro quanto em fevereiro”, avalia o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Outros artigos de uso pessoal e doméstico teve destaque no aumento das vendas, com 4,8% (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Cinco atividades avançam em comparação com o mesmo período do ano pasado

Em fevereiro, as vendas no varejo avançaram 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento foi disseminado por cinco dos oito setores do varejo restrito: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (18,5%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (10,5%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,6%) e Móveis e elétrodomésticos (3,7%).

Em fevereiro, as vendas no varejo avançaram 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Três setores registraram queda no período

Os setores de Livros, revistas e papelaria (-6,0%), Tecidos, vestuários e calçados (-0,5%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,2%) foram os únicos a registrar taxas negativas na comparação.

Tecidos, vestuários e calçados teve registro negativo com -0,5% (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Sobre a PMC

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra. A próxima divulgação da PMC, com os resultados para fevereiro de 2024, será em 8 de maio.