Como forma de dinamizar o atendimento presencial nas centenas de agências espalhas pelo país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ampliou essa semana seu leque de serviços dentro de canais institucionais.
Em entrevista ao Jornal 1020 Notícias, o chefe da Seção de Atendimento do INSS em Boa Vista, Maycon Medeiros, afirmou que por meio do site Meu INSS e da Central 135, o segurado poderá ter acesso a uma gama de serviços que são oferecidos pela instituição, de forma rápida e desburocratizada.
“Além de melhorar o acesso ao INSS, essa medida também foi tomada para dar uma maior publicidade a esses canais. Neles, o segurado terá acesso a vários serviços, tais como a aposentadoria por idade, salário maternidade urbano, extrato previdenciário, extrato de imposto de renda, simulação de tempo de contribuição, acompanhamento de requerimento, histórico de crédito de benefício, carta de concessão de benefício, agendamento e resultado de perícia, consulta de declaração de benefício nada consta, entre outros”, disse.
Além da requisição de serviços, o acesso de usuário criado pelo segurado no Meu INSS dá a ele a possibilidade de realizar alterações de dados pessoais, muito comum em casos de mudanças de endereço, por exemplo; tornar também mais simples a localização de agências próximas de seu domicílio.
Segundo Medeiros, antes da mudança, os benefícios só eram concedidos mediante a solicitação presencial nas unidades do órgão.
“No site, ele vai até a opção Área de Usuário para fazer cadastro, repassando todos os seus dados pessoais. Após isso, ele será levado para a caixa de validação de informações. É importante que ele esteja com a sua carteira de trabalho em mãos, para que não haja nenhum problema durante esse procedimento. Ao finalizar essa etapa, ele será levado para a interface de acesso aos serviços do INSS”, completou.
O assessor de comunicação do INSS, Gelbson Braga, destacou que as mudanças são benéficas, uma vez que vai melhorar a resposta do órgão as necessidades das pessoas que precisam dos serviços da previdência.
“Nós estamos mudando a nossa forma de atendimento desde o ano passado e hoje o atendimento está mais voltada para as plataformas digitais, onde o segurado pode agendar esse atendimento pela internet ou pela Central 135. Em alguns casos, o INSS hoje já está podendo conceder alguns benefícios de forma imediata. Não que não estivesse antes, mas o tempo de espera diminuiu, graças ao aperfeiçoamento desses canais”, salientou.
Atualmente, o Estado possui quatro agências do INSS, sendo elas a unidade central de Boa Vista e as agências dos municípios de Alto Alegre, Caracaraí e Rorainópolis. Todas elas, segundo Braga, já trabalham com o agendamento prévio pelo 135 e Meu INSS, dando prosseguimento as demandas de todos os serviços oferecidos pelo órgão, exceto as solicitações de benefício por doença, cuja a perícia é feita somente na capital.
“Com a formalização desse agendamento, o segurado vai vir até a agência no dia programado, passa pelo atendimento, e fica a espera do resultado. Ele vai receber uma carta em casa, informando que esse benefício já foi concedido e que a partir daquele momento ele já pode usufruir daquele benefício. Isso evita que ele tenha que se deslocar da sua casa até a uma unidade para solicitar esse atendimento, pois o processo agora ficou mais dinâmico com esses canais”, concluiu.
Ouça a entrevista concedida à Rádio Folhabv na íntegra: