EVENTO CULTURAL

Roraima terá grupo na programação do Palco Giratório pela primeira vez

Neste ano, o Grupo Locômbia Teatro de Andanças irá circular com o espetáculo "Mar Acá"

O Grupo Locômbia Teatro de Andanças, que começou sua trajetória profissional em 1984 na Colômbia, é reconhecido por sua abordagem que incorpora técnicas de teatro, circo, mímica e música, utilizando uma linguagem gestual única (Foto: Divulgação)
O Grupo Locômbia Teatro de Andanças, que começou sua trajetória profissional em 1984 na Colômbia, é reconhecido por sua abordagem que incorpora técnicas de teatro, circo, mímica e música, utilizando uma linguagem gestual única (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, Roraima estará com um grupo presente na programação do Palco Giratório. Neste ano, o Grupo Locômbia Teatro de Andanças irá circular com o espetáculo “Mar Acá”. O projeto do Sesc, conhecido por levar artes cênicas por todo o Brasil, trará uma oportunidade única para o público apreciar a mitologia Latino-Americana e valorizar a cultura ancestral de forma poética.

O Grupo Locômbia Teatro de Andanças, que começou sua trajetória profissional em 1984 na Colômbia, é reconhecido por sua abordagem que incorpora técnicas de teatro, circo, mímica e música, utilizando uma linguagem gestual única. Após 15 anos de viagens pelo mundo, ministrando oficinas e participando de festivais em diversos países da América, Europa, Ásia e África, o grupo decidiu se estabelecer no Brasil há 23 anos, escolhendo Roraima como seu lar.

(Foto: Divulgação)

A edição deste ano do Palco Giratório contará com 404 apresentações de teatro, dança e circo, além de 264 cursos e oficinas, realizados por 17 grupos artísticos. Os espetáculos percorrerão 80 cidades de 25 estados e do Distrito Federal. Desde sua criação, o Palco Giratório já proporcionou 10 mil apresentações, alcançando um público de 5 milhões de espectadores, com a participação de 380 grupos artísticos.

O lançamento do circuito está marcado para o dia 17 de abril, em Curitiba (PR), e contará com a presença de dois grandes nomes homenageados nesta edição: o ator e diretor Amir Haddad, fundador do Grupo Tá na Rua, e o ator, compositor e diretor musical Maurício Tizumba, conhecido por seu trabalho no congado.

“Ao longo de 26 anos de atuação, o Palco Giratório se consolidou como um importante projeto de difusão e intercâmbio de artes cênicas. A chave do sucesso está na curadoria, composta por profissionais do Sesc de todo o país, que trazem seus olhares para uma discussão coletiva, resultando na programação anual que reflete a diversidade da produção cênica brasileira”, explicou Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

Além disso, o Palco Giratório deste ano abordará diversas temáticas relevantes para a sociedade, como musicalidade, intergeracionalidade, negritude, acessibilidade e inclusão. Destaca-se ainda o trabalho de Amir Haddad e Maurício Tizumba, que contribuem para as artes cênicas brasileiras há mais de meio século.

O circuito apresentará espetáculos variados, desde o musical que retrata a vida da sambista Leci Brandão até uma releitura da vida e obra de Maria Firmina dos Reis, primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil. As crianças também terão sua vez com espetáculos como “Cabelos Arrepiados”, inspirado na literatura fantástica de autores como Edgar Allan Poe e Tim Burton, apresentado pela companhia Buia Teatro de Manaus.

Veja abaixo a lista de espetáculos do Palco Giratório deste ano:
Zaratustra – Grupo Tá na Rua (RJ)
Quatro Luas – O Bando Coletivo de Teatro (PE)
Procedimento#6 – Jackeline Mourão e Reginaldo Borge (MS)
O equilibrista – Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas (DF)
Nuvem de pássaros – Movidos Dança (RN)
Mundos – Grupo Maria Cutia de Teatro (MG)
Maria Firmina dos Reis – Núcleo Atmosfera (MA)
Mar Acá – Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR)
Leci Brandão – Lapilar Produções Artísticas (RJ)
Herança- Cia. Burlantins (MG)
Fábrica dos Ventos – Trupe Lona Preta (SP)
Desvio – Muovere Cia de Dança (RS)
Circo de los pies – La Luna Cia de Teatro (SC)
Cabelos arrepiados – Buia Teatro Company (AM)
Alegria de náufragos – Coletivo Ser Tão Teatro (PB)
Adobe – Luciana Caetano – Grupo Solo de Dança (GO)
Abebé – Grupo de Dança Afro NegraÔ (ES)