Três personagens fazem parte do espetáculo teatral ‘Oração para um Pé de Chinelo’. A história dos três se cruza quando Bereco comete um crime, e para escapar da polícia no barraco de Rato, que divide a moradia com Dilma.
O texto foi escrito em 1969 e é encenada agora pela Companhia Tanto de lá quanto de cá, do Acre. O grupo se apresenta pela primeira vez em Boa Vista nesta quinta-feira, 19, no Teatro Jaber Xaud, do Sesc Mecejana a partir das 20 horas. O espetáculo é gratuito e faz parte da programação do Amazônia das Artes.
Enredo
Enquanto Rato e Dilma querem desaparecer do local, Bereco encontra no barraco uma condição de sobrevivência. A trama explora também o medo da delação entre essas figuras que vivem à margem da sociedade. A direção é assinada por Flávio Lofego.
‘São assuntos sobre os quais não se pode falar, no cotidiano de escolas que precisam de políticas de convivência/sobrevivência com as organizações criminosas. Mas o teatro chega lá, e conduz à reflexão de uma maneira que escapa às tentações maniqueístas e paternalizantes’, explica o grupo.
Companhia Tanto de Lá Quanto de Cá
A Companhia Tanto de Lá Quanto de Cá, produtora do espetáculo, participou do IX Festival de Teatro e Performance Internacional (Festepe), em Lima, no Peru. Além disso, a peça também foi apresentada nas cidades acreanas de Brasileia, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus. O espetáculo já passou por algumas cidades do interior através do projeto Jamaxi Cultural e com recursos próprios em Cobija, na Bolívia.
Ficha Técnica
Texto: Plínio Marcos
Direção e iluminação: Flávio Lofêgo
Produção, Operação de Luz e Voz em off: Hernan Castro
Tradução para o Espanhol: Manuel Guerrero
Elenco: Lília Pontes, Anderson Assef e Yuri Montezuma
Intervenção cultural
Durante toda a semana, o projeto cultural Amazônia das artes oferece uma programação cultural no Teatro Jaber Xaud. Nesta quinta-feira, também será a vez da apresentação ‘(In)Visibilidade’ com a performance do ator Rafael Barros de Rondônia que já foi apresentada no Rio de Janeiro e Minas Gerais, ganhando prêmios de “Melhor Ator Categoria Rua” e “Melhor Espetáculo Categoria Rua” no XVI Festival de Teatro de Conselheiro Lafaiete/MG. A intervenção ocorre no Terminal Urbano José Campanha Wanderley às 17 horas.
Serviço
(In)Visibilidade (RO) – Performance
Data: 20/07/2018 – (Quinta-feira)
Hora: 17h
Local: Terminal Urbano José Campanha Wanderley (Centro)
Classificação: Livre
Duração: 60min
Oração para um Pé de Chinelo (AC) – Teatro
Data: 19/07/2018 – (Quinta-feira)
Hora: 20h
Local: Teatro Jaber Xaud
Classificação: 12 anos
Duração: 60min
Entrada Franca