Empreendedores se reuniram na última sexta-feira (12) em uma oficina promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Desenvolve Roraima e o Sebrae-RR, com o objetivo de discutir o Microcrédito Consciente. O evento, conduzido pelo palestrante Ricardo Rocha, professor de administração da UFRR, contou com a participação de microempresários interessados em entender a importância do uso responsável do crédito para o crescimento dos seus negócios.
Rocha destacou a necessidade de um planejamento cuidadoso ao buscar financiamento, enfatizando a importância de saber como o dinheiro será utilizado e como gerar retorno com o investimento.
“A nossa oficina ela tem como objetivo, fazer com que cada participante possa, além de ter uma consciência adequada para pegar esse crédito e investir, seja capaz criar aqui em sala de aula um planejamento de quanto vai precisar, o que vai fazer com esse crédito, como obter resultado e retorno com esse valor, é uma forma planejada de pagar o dinheiro emprestado”
Yáskara Kauffman, gerente de atendimento e prospecção de crédito da Desenvolve-RR, ressaltou que qualificar os tomadores de crédito é fundamental para o desenvolvimento do Estado, pois investimentos bem planejados contribuem para o crescimento das empresas e facilitam o pagamento dos empréstimos.
“O intuito é desenvolver o nosso cliente no sentido dele aplicar melhor o recurso, porque quando ele aplicar melhor o dinheiro, a empresa cresce e ele consegue honrar o pagamento, o crédito não se torna um problema e sim uma solução, conseguindo auxiliar as pequenas empresas e apoiar o desenvolvimento do Estado”
Adlany Oliveira, analista do Sebrae-RR, destacou a parceria com a Desenvolve Roraima e a importância da orientação prévia antes da concessão de crédito, visando a melhor aplicação dos recursos disponíveis.
“O intuito da oficina é orientar as pessoas com relação aos recursos que elas têm em mãos. O Sebrae em parceria com a Desenvolve Roraima, atua no précrédito, oferecendo a oficina de microcrédito que é requisito para receber o crédito da Desenvolve”