Um pacote de obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e social foi anunciado pela Prefeitura Municipal de Boa Vista nesta terça-feira, 16. Ao todo, serão investidos mais de R$261 milhões. Entre as obras previstas, estão a construção de escolas e do 2º Abrigo Institucional de Idosos, além da implantação de iluminação pública em LED no restante da capital.
No evento de anúncio, também foram assinadas 15 ordens de serviços, cujas obras iniciam a partir desta semana. Conforme a secretária Municipal de Obras e Urbanismo, Deusiana Gouveia, até o fim de maio, todas as outras obras previstas devem ser iniciadas e, no prazo de seis meses a um ano serão entregues.
O prefeito Arthur Henrique informou que 50% dos recursos destinados às obras são oriundos de emendas de parlamentares federais, o que equivale a cerca de R$130 milhões do total investido. O restante, segundo ele, vem de recursos próprios da Prefeitura. Há uma exceção em relação à construção do abrigo de idosos. Metade do investimento é proveniente do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e a outra parte do órgão municipal.
“São obras de desenvolvimento da cidade, mas vão trazer benefício direto para as pessoas. As ordens de serviços que foram assinadas são para a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). Elas já existem, mas serão demolidas e construídas novamente com um porte maior”, explicou o prefeito.
Obras anunciadas
Educação:
- Ampliação de três escolas municipais nos bairros Cidade Satélite, Professor Araceli Souto maior e Jardim Equatorial;
- Construção de três escolas de Ensino Infantil nos bairros Pedra Pintada, Airton Rocha, Professor Araceli Souto Maior.
Saúde
- Construção de quatro de Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Santa Tereza, Caranã, Nova Cidade e Caimbé;
- Construção do 2º Centro Especializado em Reabilitação (CER II) no bairro Doutor Silvio Leite;
- Ampliação da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses no bairro Centenário: serão dois centros cirúrgicos, um canil e um gatil.
Social
- Construção de 2° Abrigo Institucional de Idosos, no bairro centenário; serão disponibilizadas 40 vagas.
Infraestrutura
- Construção de praças esportivas nos bairros João de barro e Pedra Pintada;
- Macrodrenagem do igarapé Pricumã: trecho entre a Avenida dos bandeirantes e a Avenida Brasil;
- Implantação de iluminação pública em LED, com poste circular de concreto na BR 174;
- Construção de ponte na BVA 284;
- Serviços de terraplanagem e pavimentação em 12 vicinais;
- Drenagem de transposição por talvegues; objetivo de solucionar novos pontos críticos de alagamento e mobilidade nas regiões do Bom Intento/Bem-Te-Vi e Truarú/Murupu;
- Recapeamento asfáltico, pavimentação e drenagem de ruas e avenidas da cidade.