Cinco toneladas de carne imprópria para consumo foram apreendidas em uma empresa de armazenagem e industrialização de produtos cárneos, localizada no município do Cantá. O produto foi encontrado por fiscais estaduais agropecuários do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr).
Em fiscalização de rotina, os fiscais constataram que as toneladas de carne estavam acondicionadas sem refrigeração, diretamente no solo, infestadas por moscas, apodrecendo e com forte odor. Segundo a Aderr, a empresa responsável iria transformar o produto em charque para revender em mercados.
Com a apreensão, todo o material foi incinerado, as atividades da empresa foram suspensas e foi lavrada multa.
Segurança alimentar
A ação dos fiscais estaduais, conforme o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, foi providencial para evitar o risco de contaminação pelas chamadas doenças transmitidas por alimentos (DTAs). Elas são causadas pela ingestão de alimento ou água contaminados.
“O trabalho de fiscalização da Aderr é muito importante para garantir produtos que não comprometam a saúde pública. Em uma fiscalização de rotina dos fiscais conseguimos evitar um problema grave para a população. É preciso destacar que a Agência é aliada da sociedade, pois trabalha para garantir o consumo seguro com alimentos saudáveis”, enfatizou Parisi.