O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) está convocando novamente o comparecimento de doadores voluntários de fatores Rh negativos. O motivo é o baixo estoque existente hoje e a alta demanda de fornecimento de sangue para hospitais públicos e privados.
Conforme a assistente social do Setor de Captação de Doadores, Hellen Bessa, a unidade encontra-se atualmente com baixo estoque de bolsas de sangue A-, B-, AB- e O-.
“Por favor, se você tem um dos tipos sanguíneos mencionados e pode doar, sua contribuição é crucial neste momento”, destaca Hellen Bessa, assistente social do Setor de Captação de Doadores.
“A doação de sangue é um ato altruísta, e quando você doa [sangue], você está mostrando empatia pelo outro e que se importa pelo outro”, destacou.
Para ser um doador de sangue é preciso se encaixar em alguns critérios como, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
“No momento da doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto”, enfatiza Hellen. “Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve estar acompanhado pelos pais ou de seu responsável legal.”
Ao se encaixar nesses critérios, a pessoa é cadastrada na recepção e encaminhada para uma entrevista na sala de triagem. “Se você se enquadra nos requisitos, não hesite em vir até nós. Sua doação pode ser a diferença entre a vida e a morte para alguém”, ressalta Hellen. Não havendo nenhum impedimento, segue para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
Hellen reforça ainda que com uma única doação, é possível salvar até quatro pessoas. “Vamos fazer com que essa corrente do bem fique mais fortalecida, a ponto de estabelecer um estoque adequado [de sangue] para continuar a salvar a vida das pessoas que estão nas unidades hospitalares”, completou.
Onde doar?
O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do HGR. O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.