COLUNA PARABÓLICA

Juíza nega novo pedido de Valdenir Magrão para suspender eleição de Alto Alegre

Coluna desta segunda-feira (22) também repercute as entrevistas do programa Agenda da Semana e o retorno de Nonato Mesquita à Assembleia

Bom dia,

Troca-troca

A semana começa com a intensificação de boatos de um possível troca-troca no primeiro escalão do Governo do Estado. Uma das mudanças seria na Agricultura, com a possível ida do titular da pasta para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima (Iater), mas fala-se em outros ajustes, que seriam ainda efeito do rompimento político entre as chefias dos Poderes Executivo e Legislativo.

Acomodação

O ex-secretário de Educação, Nonato Mesquita, que é servidor público efetivo do Estado, foi cedido oficialmente no último dia 17 para ser nomeado em uma das superintendências da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Não foi informado na publicação qual seria o cargo. Nonato foi avisado pelo próprio governador Antônio Denarium (Progressistas) sobre sua saída da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) no dia 8 passado.

Suspensão

A desembargadora Tânia Vasconcelos negou um novo pedido liminar, dessa vez ajuizado pela Coligação Alto Alegre no Rumo Certo, composta pelos partidos PSD e MDB, para suspender as eleições suplementares agendadas para o próximo domingo, 28. Os argumentos são semelhantes ao pedido anterior, ajuizado pelo prefeito em exercício, Valdenir Magrão (MDB), e o elemento novo é um abaixo assinado por 12 (doze) comunidades indígenas da região.

Confirmada

Ainda sobre as eleições suplementares de Alto Alegre. A juíza Sissi Marlene Dietrich Schwantes, titular da 3ª Zona Eleitoral, rejeitou o pedido feito pelo Republicanos para impugnar o registro de candidatura de Valdenir Soares Alves, o Magrão, atual prefeito, na eleição suplementar daquele Município que será realizada no próximo dia 28, domingo.

Candidatura

O senador Hiran Gonçalves (Progressistas) participou, ontem, domingo, da manifestação de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à liberdade, tão maltratada ultimamente no Brasil. O senador disse que apesar do número de manifestantes ter sido menor que o de São Paulo, o entusiasmo era o mesmo. Sobre a possibilidade ventilada nos bastidores de uma eventual candidatura sua à Prefeitura de Boa Vista, Hiran foi enfático: “Nenhuma chance”. Foi o que revelou através de mensagem, via Whatsapp, à Parabólica.

Brasil x Guiana 1

A recém-empossada presidente da Câmara Brasil-Guiana, Ilaine Henz, participou ontem do programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, comentando os desafios da instituição para os próximos anos, entre eles, o acordo bilateral para transporte de cargas e passageiros entre os dois países. Ela explicou que a assinatura desse pacto depende do aceite de uma seguradora brasileira referente ao seguro das cargas e passageiros.

Brasil x Guiana 2

De acordo com Ilaine, a Guiana teria solucionado sua parte nessa convenção em meados de 2019, mas infelizmente nenhuma empresa brasileira tem interesse em pactuar esse negócio, principalmente por conta das condições da estrada. Provisoriamente, a Guiana permite que caminhões brasileiros cheguem a Georgetown, mas não há reciprocidade por parte da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) brasileira. Ela ressaltou que a Câmara está disposta a orientar empreendedores sobre possibilidades de negócios naquele País.

Análise

O produtor rural e ex-vice-governador de Roraima, Paulo César Quartieiro, participou do Agenda da Semana. Atualmente, ele produz arroz irrigado na região de Marajó, no Pará, onde, conforme ele, o Linhão de Tucuruí, por exemplo, já chegou, embora com logística mais complexa que em Roraima. Para ele, Roraima não consegue avançar em alguns setores, sobretudo, por falta de energia, logística e territorialidade. Segundo o produtor e líder político, falta coragem e vontade política para resolver esses imbróglios.

Agricultura Familiar 1

Cassiano Glauco Flausino, superintendente estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Roraima, participou do Agenda da Semana, acompanhado da consultora do MDA, Luciana Uchoa, fazendo uma prestação de contas das ações encampadas pelo governo federal em nosso Estado com relação ao fortalecimento das políticas de agricultura familiar.

Agricultura Familiar 2

Os técnicos reforçaram a importância de os pequenos produtores estarem inscritos no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que pode ser feito no Iater, no Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) e na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Boa Vista. O CAF é uma exigência prévia para os produtores serem beneficiados pelas políticas e ações do MDA. Pela entrevista, foi possível ter informações sobre vários programas de acesso a crédito, assistência técnica e demais programas voltados à agricultura familiar, e sobre os R$ 20 milhões que o MDA estaria investindo em Roraima.

Monocultura

Apesar de falar sobre algumas parcerias entre o MDA e alguns órgãos públicos estaduais, Cassiano Glauco Flausino disse que seu ministério não acompanha o projeto de plantação de grãos, especialmente de milho, promovido pelo governo estadual em algumas comunidades indígenas. Flausino disse que o MDA não vê como positiva a prática da monocultura entre os indígenas por violentar suas tradições e costumes.

Sem comemoração

Pois é, não dá para encerrar a Parabólica de hoje sem lembrar a data do Descobrimento do Brasil. A desconstrução de nossas raízes históricas que vem sendo feita persistentemente por forças do negacionismo dos valores da Pátria, faz muitas décadas, tenta fazer com que os brasileiros e as brasileiras tenham vergonha da história do Brasil. Quase ninguém lembra mais do 22 de Abril. Que País é esse?