A Força Nacional foi convocada para atuar em Rorainópolis, no interior de Roraima, para atuar nas provas do Concurso Público Nacional Unificado, o “Enem dos Concursos”. O município será um dos terá locais de prova em Roraima, juntamente com Boa Vista. A medida foi determinada pelo Ministério da Justiça, em portaria publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União.
Conforme o documento, efetivo da Força Nacional estará envolvido em atividades essenciais para a manutenção da ordem pública e a proteção da integridade física das pessoas e do patrimônio, em conformidade com o planejamento estabelecido. Além disso, trabalhará em conjunto com as forças de segurança estaduais.
O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) já havia pedido ao Ministério da Justiça a presença da Força Nacional em locais de prova. O objetivo é, principalmente, prover segurança às instalações da Fundação Cesgranrio no Rio de Janeiro e em outros locais estratégicos para a impressão e armazenamento das provas nos municípios.
Ao todo, foram 2,1 milhões de inscrições no certame, que encerrou as aplicações em 9 de fevereiro. Desses, 22 mil apenas em Roraima. Serão ofertadas 6.640 vagas para 21 órgãos e entidades do governo. Em relação a data, o “Enem dos Concursos”, como ficou conhecido, será realizado no dia 5 de maio em 220 municípios por todo o país.