MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Abertas inscrições para prefeituras aderirem à ampliação de mercado de produtos de origem animal

Ao aderir ao sistema, municípios são autorizados a aprovar selo de estabelecimento e comercializar produtos e derivados em todo o país

A iniciativa do Mapa é de aumentar o número de municípios integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. (Foto: divulgação)
A iniciativa do Mapa é de aumentar o número de municípios integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. (Foto: divulgação)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) abriu inscrições para o Projeto de Ampliação de Mercados para Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (ConSim). O prazo vai até 30 de abril. A Prefeitura de Boa Vista informou que está avaliando o consórcio.

A iniciativa do Mapa é de aumentar o número de municípios integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) por meio do ConSim. Pelos consórcios, os gestores públicos e as agroindústrias recebem do Mapa capacitação para saber o que devem fazer para aderir ao SISBI-POA. 

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, destacou que a adesão ao sistema de inspeção do Mapa é vantajosa para os estabelecimentos da agroindústria, para a economia local e para os consumidores. “O que é o SISBI? É o sistema integrado, que faz com que o sistema municipal, o sistema estadual e o sistema nacional se integrem. E a produção de uma pequena propriedade possa ser vendida em qualquer município brasileiro. Se você tem o SISBI, você vende o seu frango caipira, o seu queijo, o seu doce de leite em qualquer município brasileiro”, afirmou. 

Ou seja, os municípios que aderem ao sistema são autorizados a aprovar o selo para os estabelecimentos por eles registrados, que passam a poder comercializar seus produtos e derivados de origem animal em todo o país. 

Como se inscrever

Para se inscrever é necessário preencher um formulário online no site do Ministério da Agricultura. O município interessado ainda deverá se enquadrar em requisitos como estar ativo no sistema eletrônico do Mapa e não ter sido avaliado nas edições anteriores.