EM MAIO

Retorno de programa de educação na reforma agrária será tema de audiência pública

A participação na audiência pública é gratuita e aberta ao público geral

A audiência é promovida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) (Foto: Divulgação)
A audiência é promovida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) (Foto: Divulgação)

No dia 3 de maio, das 8h às 12h, vai acontecer a audiência pública com o tema “O Retorno do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em Roraima”. A participação na audiência pública é gratuita e aberta a todos que tenham interesse em contribuir com a educação no campo.

A audiência, promovida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), será no Auditório Terezinha Ticianeli, localizado no Bloco I, Leducarr, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). São convidados assentados, movimentos sociais, professores, alunos, instituições de ensino e demais pessoas engajadas nessa causa.

De acordo com o superintendente do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira, o principal objetivo da audiência é ouvir os assentados e assentadas da reforma agrária para saber os cursos que desejam através do Pronera.

“Precisamos saber dos nossos assentados, dos nossos estudantes, o que desejam em Roraima para as modalidades de ensino a serem ofertadas pelo Pronera. Na audiência pública, vamos oportunizar uma maior escuta dos nossos assentados para buscar a fiel realidade em Roraima sobre os cursos que nós vamos oferecer no programa”, afirmou.

Primeira turma de graduação do Pronera em Roraima realizado nos anos 2000 (Foto: Divulgação)

Pronera

O programa foi criado em abril de 1998, após reivindicação de movimentos sociais ligados ao meio rural por um programa de Estado voltado à área educacional, considerando a necessidade de promover o desenvolvimento social da população para além da atividade laboral.

Os cursos abrangem desde a alfabetização e escolarização de jovens e adultos no ensino fundamental e médio, passando pela formação profissional integrada, concomitante ou não com o ensino médio, além de graduação e pós-graduação.

A política pública é direcionada a jovens e adultos moradores de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra, quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias beneficiárias da reforma agrária.

Em Roraima, o Pronera já atendeu 10.050 alunos, com o apoio de 610 professores dos assentamentos, beneficiando diretamente 11.204 pessoas com alfabetização, ensino fundamental e médio, médio técnico, graduação e pós-graduação.