Cotidiano

Mais semáforos e plano de mobilidade são estratégias para trânsito na Capital

Cem semáforos serão instalados em 25 cruzamentos considerados pontos críticos no trânsito boa-vistense

Para combater o alto número de acidentes de trânsito em Boa Vista, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMTRAN) anunciou medidas a serem executadas durante todo o ano. Além de instalação de semáforos, pinturas de faixas e campanha educativa, será implantado o Plano de Mobilidade e Acessibilidade, por meio do convênio com a Caixa Econômica Federal, que destina R$ 68 milhões para a melhoria do sistema de transporte urbano da Capital.
O plano inclui a implantação de 44,6 quilômetros de ciclovia, a instalação de 50 bicicletários e revitalização da sinalização vertical e horizontal da cidade. O projeto ainda está em processo licitatório e as obras devem começar logo após o término dos trâmites. Conforme a Prefeitura, Boa Vista é a primeira cidade da Região Norte a celebrar um projeto de mobilidade urbana.
Os investimentos também foram aplicados para a melhoria do trabalho da equipe de fiscalização no trânsito. Foram adquiridos 17 veículos, sendo 12 motocicletas, dois carros, uma van e dois guinchos, além de cones, equipamento de proteção individual, capacetes, entre outros.
Outra ação destacada é a campanha Pisca-Alerta, com o slogan:“Se liga, tem pedestre na faixa!”. O objetivo é conscientizar os condutores quanto à fragilidade do pedestre que, ao dar o “sinal da vida” (aceno com a mão levantada), os motoristas devem parar e ligar o sinal de pisca-alerta para que os demais condutores fiquem atentos na travessia de pedestres. “A intenção é diminuir o número de acidentes nas ruas da Capital”, disse.
Além disso, a Prefeitura destacou que está investindo em sinalização horizontal e vertical da cidade, com pinturas de faixas de pedestres, estacionamento, implantação de placas, entre outros. Como parte deste trabalho, para dar mais fluidez ao tráfego de veículos, no primeiro semestre deste ano serão instalados cem semáforos em 25 cruzamentos da cidade, considerados pontos críticos de trafegabilidade, conforme a Prefeitura.
Quatro pontos são rotatórias que serão substituídas por semáforos, os quais vão ajudar a diminuir o número de acidentes. Os antigos que ainda funcionam com lâmpadas incandescentes serão substituídos pelo sistema de led, que tem mais durabilidade. A expectativa é que haja uma economia de 30% nos custos de energia.
Também será implantada uma central de monitoramento, em que todos os semáforos estarão integrados, permitindo controlar a distância e o tempo de cada um. O sistema é usado em grandes capitais para auxiliar no monitoramento do trânsito em tempo real e ajudar a reduzir congestionamentos.
A instalação dos semáforos se inicia pelas rotatórias dos cruzamentos das avenidas Ville Roy/Major Willians, Ville Roy/Santos Dumont, Glaycon de Paiva/Cecília Brasil e Capitão Júlio Bezerra/Santos Dumont, além da readequação da Via das Flores com Manoel Felipe e Avenida Bandeirantes.
MULTAS – No ano de 2014, foram expedidas 23.350 multas. Dessas, 10.094 foram por deixar de usar o cinto de segurança, 1.807 por dirigir ao telefone celular e 1.149 por estacionar ao lado ou sobre canteiro central.