Uma pesquisa da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi) apontou que 139 produtores de soja têm projeção positiva para a Safra 2024 em Roraima. Com as chuvas no estado, produtores de grãos em geral estão confiantes na abundância da safra.
A pesquisa foi realizada com 200 produtores de soja e outros 61 apontaram que mantiveram a área inalterada para intenção de plantio. De acordo com a Seadi, a perspectiva de expansão na área plantada de soja, o fortalecimento do agronegócio e da economia regional e o potencial da cultura.
“A chegada do inverno em Roraima não representa apenas o fim da seca, mas também abre caminho para uma temporada de colheita promissora e gratificante. É um momento de celebração para toda a comunidade, que permite a importância vital da agricultura na promoção do bem-estar e da prosperidade de suas famílias e da região como um todo”, reforçou a produtora Lúcia Costa.
Chuva em Roraima
Após a intensa seca em Roraima, abril veio com as primeiras chuvas do inverno para auxiliar no armazenamento hídrico do solo. O que é essencial para a agricultura local, principalmente para os produtores de grãos como milho, soja, arroz e feijão.
+ Rio Branco em Boa Vista volta a subir e atinge maior marca desde fevereiro
“Com as chuvas regulares e o clima mais favorável, os agricultores têm a oportunidade de plantar e colher suas safras com maior segurança e eficiência. Isso não apenas garante o sustento das famílias que dependem da agricultura, pois também contribui significativamente para a segurança alimentar e a sustentabilidade da região”, afirmou Marcio Granjeiro, secretário da pasta.
Calendário agrícola
Como forma de orientar e facilitar o planejamento produtivo em Roraima, a Seadi desenvolveu o calendário agrícola. O calendário permite que os produtores planejem suas atividades ao longo do ano, desde o início até a colheita, levando em consideração os ciclos de crescimento das culturas e as condições climáticas ideais para cada etapa regional.
Além de, otimizar o uso de recursos como mão de obra, sementes, fertilizantes e equipamentos, distribuindo-os de forma eficiente de acordo com as necessidades de cada cultura e estágio de crescimento.