ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Valdenir Magrão e Wagner Nunes: quem são os candidatos a prefeito de Alto Alegre

Rivais têm em comum a ligação com a Agricultura. Um já perdeu eleição no critério desempate, e outro já concorreu para prefeito antes

Os candidatos a prefeito "tampão" de Alto Alegre, Valdenir Magrão e Wagner Nunes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Os candidatos a prefeito "tampão" de Alto Alegre, Valdenir Magrão e Wagner Nunes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A população de Alto Alegre vai às urnas no domingo (28) para escolher o novo prefeito para um mandato “tampão” até 31 de dezembro de 2024. O prefeito interino Valdenir Magrão (MDB) e o professor Wagner Nunes (Republicanos) disputam as eleições suplementares (confira os perfis mais abaixo).

O pleito extra foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o prefeito Pedro Henrique Machado por distribuir 1 mil cestas básicas em 2020, ano eleitoral marcado pela pandemia da Covid-19. Machado ainda responde a um processo na Justiça Federal por fraude licitatória no qual chegou a ser preso pela Polícia Federal (PF), e na Justiça de Roraima por superfaturamento de combustíveis.

Valdenir Magrão

O prefeito interino de Alto Alegre e candidato a continuar no cargo, Valdenir Magrão (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Valdenir Soares Alves nasceu em 21 de junho de 1984, na cidade de João Lisboa (MA). É filho de Raimundo Nonato Alves e Eurides Soares Alves, e tem seis irmãos. Sua família, que tem vínculo com a Agricultura, chegou a Roraima quando ele tinha 12 anos e se estabeleceu na vila Paredão, em Alto Alegre.

Em sua vida, foi auxiliar de mecânico e, aos 18 anos, ingressou no serviço obrigatório do Exército Brasileiro. Magrão disse que após deixar a corporação, decidiu ingressar na política para ajudar as pessoas com alto índice de vulnerabilidade em sua cidade e dedicar olhar especial para suas origens e a valorização da Agricultura Familiar.

Aos 32 anos, Valdenir Magrão disputou o primeiro pleito da carreira e recebeu 397 votos, mesma quantidade de Natanael Faustino (que tinha 43 anos na época), mas ficou como suplente de vereador porque o critério desempate favorece o candidato mais idoso.

Mas em 2020, Magrão foi eleito o vereador mais votado de Alto Alegre, com 672 votos (7,73% dos válidos). Além disso, foi eleito presidente da Câmara Municipal da cidade. Em março de 2024, com a cassação de Pedro Henrique Machado, o parlamentar assumiu o comando do Município. Atualmente, o prefeito é empresário, é casado há 11 anos. Ele não declarou bens à Justiça Eleitoral.

Wagner Nunes

O candidato a prefeito de Alto Alegre, Wagner Nunes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Wagner de Oliveira Nunes nasceu em 24 de maio de 1977, na cidade de Governador Valadares (MG). É filho de Sebastião Osorio de Oliveira e Eni Nunes de Oliveira, e tem 14 irmãos. Sua família, que também tem ligação com a Agricultura, mora há mais de 30 anos em Alto Alegre.

Foi secretário municipal de Ação Social e de Meio Ambiente e Turismo, além de chefe de gabinete da Prefeitura de Alto Alegre. Wagner Nunes disse ter recebido a “bênção” dos pais para entrar na política e “aproveitar a oportunidade  de transformar Alto Alegre num município forte e desenvolvido”.

Ele já disputou cinco eleições, tendo sido eleito uma vez como vereador da cidade para mandato de 2009 a 2013. Em 2020, concorreu para prefeito, recebeu 34,27% dos votos, mas acabou em segundo lugar na disputa vencida por Pedro Henrique Machado (45,68%).

Atualmente, ele é professor de Ensino Fundamental na rede estadual de ensino, produtor rural e está terminando o curso de Engenharia Civil. É casado há 19 anos e tem um filho. À Justiça Eleitoral, ele declarou possuir um imóvel residencial de R$ 300 mil