ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Alto Alegre: O que você precisa saber sobre a eleição deste domingo

Reportagem explica quem pode votar, o que se deve levar, quais são os locais de votação, qual o canal de denúncias, quem pode ser preso e se é permitido ingerir bebida alcoólica

Portal de entrada do Município de Alto Alegre, em Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Portal de entrada do Município de Alto Alegre, em Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Mais de 11,2 mil eleitores de Alto Alegre vão às urnas neste domingo (28), das 7h às 17h, para escolher o prefeito que governará a cidade do Norte de Roraima até 31 de dezembro de 2024. Valdenir Magrão (MDB), apoiado pelo ex-prefeito Pedro Henrique Machado (PSD), e Wagner Nunes (Republicanos), apoiado pelo governador Antonio Denarium (Progressistas), disputam as eleições suplementares.

LEIA MAIS

O pleito extra foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar Pedro Henrique Machado por distribuir 1 mil cestas básicas em 2020. Machado ainda é investigado por fraude licitatória sobre a qual chegou a ser preso, e por superfaturamento de combustíveis.

a realização da eleição suplementar vai custar R$ 454.890,00, que suprirá demandas como pessoal e logística para os 14 locais de votação na 3ª Zona Eleitoral, que abrange Alto Alegre. São empregadas 41 urnas eletrônicas e 15 de contingência para casos de substituição. Vinte servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) foram escalados para trabalhar no evento, além de mesários. Mais de 70 policiais irão reforçar a segurança do pleito.

Nova urna eletrônica, utilizada em 2022 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Nesta reportagem, você também vai saber:

  1. Posso votar?
  2. O que devo levar?
  3. Locais de votação
  4. Canal de denúncias
  5. Prisões apenas em caso de flagrante
  6. Posso beber?

Posso votar?

Se você regularizou sua situação na Justiça Eleitoral em Alto Alegre até 29 de novembro de 2023, pode votar. Onze mil e duzentos e sessenta e nove eleitores estão nessa mesma condição.

O que devo levar?

Os procedimentos para votar em uma eleição suplementar são idênticos aos de um pleito ordinário. É preciso comparecer à seção eleitoral com documento oficial de identificação com foto e o título eleitoral, se o possuir. O e-Título também pode ser apresentado para se identificar perante a mesária ou mesário. É proibido a qualquer pessoa portar, no recinto da cabina de votação, celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro aparelho do gênero.

Locais de votação

LocalSeções
Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo (Av. Getúlio Vargas, s/n, Centro)12, 13, 14, 15, 16, 155 e 206
Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira (Rua Monte Roraima, s/n, Centro)18, 19, 20, 21, 22, 157 e 232
Escola Estadual Rui Barbosa (Vila do Taiano)23 e 24 agregada com 128
Escola Estadual Indígena Hermenegildo Sampaio (Comunidade Indígena da Barata)25 e 193
Escola Estadual Indígena Marechal Rondon (Comunidade Indígena Boqueirão)28 e 207
Escola Municipal Maria das Dores Pereira de Matos (Vila São Silvestre)29 e 31 agregada com 236
Escola Estadual Delcy Barreto de Souza (Vila Paredão)94, 184 e 224
Escola Estadual Geraldo Pinto (Avenida Santo Amaro, s/n, Centro)30, 85, 97, 117, 121, 129 e 208
Escola Estadual Indígena Antonio Dias de Souza Cruz (Comunidade Indígena do Pium)167
Escola Estadual Indígena Riachuelo (Comunidade Indigena Sucuba)169
Escola Municipal Indígena Francisca Helena de Moura (Comunidade Indígena Raimundão)209
Escola do Legislativo (Escolegis) (Rua Pedro Viana, s/n, Centro)17 agregada com 136, e 211 agregada com 215
Escola Municipal Tropical (RR-205, km 45, vicinal Recrear – Comunidade Recrear)212, 240 agregada com 242, e 241
Posto de Saúde da Sesai (Comunidade Indígena Sikamabiu)226

Canal de denúncias

A Polícia Federal (PF) disponibilizou o número de WhatsApp (95) 3621-4747 como canal 24 horas para envio de denúncias anônimas. Dos crimes que podem ser denunciados, estão compra de votos, coação eleitoral, abuso de poder, propaganda irregular e transporte ilegal de eleitores. O serviço funciona até segunda-feira (29).

A corporação orienta que o denunciante informe: fatos que você presenciou (data, local, hora e descrição detalhada da irregularidade); dados sobre os envolvidos (nomes, cargos – se houver – e outros detalhes que possam ajudar na investigação; e provas (fotos, vídeos ou documentos).

Prisões apenas em caso de flagrante

Além dos dois candidatos a prefeito, nenhum eleitor pode ser preso até 48 horas após o fim do pleito. A exceção ocorre em casos de flagrante delito, de sentença criminal condenatória por crime inafiançável e por desrespeito ao salvo-conduto.

Posso beber?

A venda, distribuição, fornecimento e consumo de bebida alcoólica estão proibidos em Alto Alegre até as 19h deste domingo. Quem descumprir a regra poderá pegar de dois meses a seis meses de prisão, além de multa que varia de 10 a 100 dias-multa.