No próximo domingo (5), os candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como ‘Enem dos Concursos’, vão realizar o exame no período da manhã e da tarde. Caso haja dúvidas a respeito de onde será a prova, horário e o que é preciso levar no dia, a Folha reuniu tudo que é necessário saber sobre o seletivo.
Os locais de provas já foram divulgados pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e podem ser consultados pelo cartão de confirmação de inscrição. O documento está disponível na Área do Candidato, mesma página onde o candidato realizou a inscrição. Apesar de não ser obrigatório, é recomendado levar o cartão no dia do exame.
Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta Gov.Br. O cartão de confirmação traz informações do número de inscrição, data, hora e local de prova, além de constar se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
O candidato deve comparecer no local de prova junto com o documento de identidade original com foto e caneta preta transparente. Por questões de segurança, o Governo enfatizou que não serão permitidas anotações no cartão de confirmação durante o exame.
O tempo mínimo de permanência nos locais de prova em ambos os turnos é de duas horas. Os candidatos que deixarem a sala antes desse prazo serão eliminados do concurso. Além disso, não será permitido levar o caderno de provas em nenhum dos turnos.
Também não será permitido o uso de relógios de qualquer tipo, óculos escuros, chapéus, bonés, gorros ou protetores auriculares. A Fundação Cesgranrio fornecerá envelopes porta-objetos para aqueles que precisarem guardar itens como telefones celulares. Os aparelhos e alarmes devem estar desligados durante toda a prova
Os candidatos têm permissão para levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água transparentes.
CNU em Roraima
O exame será aplicado em 228 municípios do país. Em Roraima, o certame terá provas em dois municípios: Boa Vista e Rorainópolis. A capital é a cidade com mais inscritos, com o total de 17.043 candidatos dos 17.882 inscritos em RR. No estado, o concurso vai acontecer em 33 locais e, ao todo, serão disponibilizadas 622 salas de aplicação de provas.
Horário de prova
Manhã (horário de Brasília)
- Abertura dos portões: 7h30
- Fechamento dos portões: 8h30
- Inicio da aplicação: 9h
- Duração da prova: 2h30
Tarde (horário de Brasília)
- Abertura dos portões: 13h
- Fechamento dos portões: 14h
- Inicio da aplicação: 14h30
- Duração da prova: 3h30
Confira o cronograma do concurso
- Aplicação das provas: 5 de maio
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 7 de maio
- Divulgação da relação candidato/vaga no site: 10 de maio
- Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 3 de junho
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 21 de junho
- Divulgação final dos resultados: 30 de julho
- Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto