ELEIÇÕES 2024

Eleitores tem uma semana para emitir ou regularizar título

Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições municipais e o eleitor não poderá votar

A medida vale apenas para mudanças para seções localizadas no mesmo município em que o eleitor esteja inscrito. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A medida vale apenas para mudanças para seções localizadas no mesmo município em que o eleitor esteja inscrito. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Os eleitores tem uma semana para solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ou até mesmo pedir transferência de domicílio eleitoral. O prazo termina na próxima quarta-feira (08). Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições municipais de 2024.

Com a situação irregular, o eleitor não poderá votar nas eleições de 6 de outubro, no primeiro turno, que elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O cadastro somente será reaberto após as eleições, em novembro deste ano.

Além de não poder votar, o eleitor que não estiver em dia com as obrigações eleitorais pode ter dificuldades para emitir documentos como passaporte, fazer matrículas em universidades, tomar posse em cargos públicos ou receber benefícios sociais do governo.

Biometria

A data também é limite para quem precisa cadastrar gratuitamente a biometria no cartório eleitoral mais próximo. Porém, segundo o TSE, mesmo que o eleitor que não tenha a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito deste ano. A biometria tem o objetivo de garantir maior segurança ao processo eleitoral e, assim, evitar que um cidadão vote no lugar de outro.

Justiça Eleitoral

Para se tornar eleitor, é preciso fazer alistamento na Justiça Eleitoral. Essa operação pode ser solicitada pelo Autoatendimento Eleitoral – Título Net, disponível nos Portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

O cidadão também pode solicitar a documentação presencialmente em uma unidade de atendimento da zona eleitoral, onde a pessoa deseja votar. Veja aqui as zonas eleitorais de Roraima. O atendimento presencial pode exigir o agendamento.

Para àqueles que têm dúvidas sobre a situação eleitora, a consulta pode ser realizada no site do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.