Um processo contra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB/RR), Ednaldo Vidal, foi instaurado pela 1ª Câmara Julgadora na última semana. Os advogados pedem afastamento e investigação do presidente após suspeita de cargo no sistema prisional da Paraíba há mais de 20 anos.
O documento, ao qual a FolhaBV teve acesso, inicialmente, pede o cancelamento da inscrição do presidente da instituição regional, além da necessidade dele apresentar defesa em 15 dias, requerer licenciamento ou entregar a carteira da OAB. Também determina um processo administrativo disciplinar, a ser instaurado pela 2ª Câmara Julgadora da OAB/RR.
A decisão, assinada pela presidente da 1ª câmara, Caroline Coelho Cattaneo, considerou as notícias que indicam suspeita de Vidal como “servidor fantasma” na Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba.
É de extrema gravidade dos fatos noticiados em cadeia nacional, a exposição negativa dessa honrosa instituição e o dever de adoção de providências para manter a respeitabilidade e credibilidade da OAB Roraima, que não pode se calar ou se omitir diante de tamanha gravidade dos fatos. […] O cargo de agente administrativo exercido pelo advogado Ednaldo Gomes Vidal é incompatível com o exercício da advocacia, por ser atividade estritamente vinculada à atividade policial, porquanto exercida no âmbito do sistema prisional
cita Caroline no documento.
A FolhaBV procurou a OAB/RR e Ednaldo Gomes Vidal, mas não obteve resposta e o espaço segue aberto para manifestação.
Servidor na Paraíba
No último dia 23, o G1 Paraíba noticiou que, após uma denúncia anônima, o Ministério Público da Paraíba instaurou uma notícia de fato para apurar se o presidente da Ordem dos Advogados de Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, atuou como “servidor fantasma” no Governo do estado por mais de 20 anos.
As informações indicam que Ednaldo estava lotado na Cadeia Pública de Santa Luzia e, conforme o Portal da Transparência do governo paraibano, recebia mais de R$ 2.500 até fevereiro de 2024. Em 12 de abril, uma publicação no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE) teria apontado que o presidente da OAB/RR recebeu aposentadoria por tempo de contribuição como agente administrativo na Secretaria de Administração Penitenciária.
A denúncia ganhou maior alarde por destacar que Ednaldo Vidal mora em Roraima há mais de 25 anos e é presidente da OAB/RR desde 2019.