As primeiras chuvas do período chuvoso em Roraima, conhecido como ‘inverno’, fizeram o nível do rio Branco, o principal de Roraima, chegar a 2,07 metros na manhã desta quinta-feira (2), segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA). A marca é a maior desde setembro do ano passado.
As últimas atualizações da Agência Nacional de Águas indicaram que o rio alcançou os 2 metros na madrugada de hoje, às 3h30, igualando ao registrado no dia 2 de setembro de 2023 – mês em que as chuvas do ‘inverno’ começam a diminuir e o estado entra no período seco.
O rio Branco é fonte de água potável que abastece a casa de moradores de Boa Vista, vem registrando uma alta significativa desde as primeiras chuvas do inverno e saído do nível crítico. No dia 20 de abril, o rio chegou a registrar a marca de -2 cm durante a madrugada – a última indicação do rio no negativo. Desde então, o nível subiu mais de 2 metros em apenas 12 dias.
A marca positiva é alivio depois do rio registrar a segunda maior seca da história, alcançando -39 centímetros no dia 28 de março. A seca afetou o abastecimento de água em Boa Vista, já que a captação de água é feita diretamente do curso d’água, e prejudicou a renda de pescadores que, com o cenário de seca, não tinham como navegar e estavam com balsas e canoas na areia.
Mesmo com a subida do nível de água nesta segunda-feira, as dunas de areia ainda tomam conta da paisagem no Rio Branco. Na Orla Taumanã, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Boa Vista, onde era possível ver o rio correndo, ainda há trechos em é possível ver grandes partes de areia no trajeto.
Chuvas
Para as próximas horas, a previsão é de mais chuvas em Roraima, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta amarelo de potencial para temporais em todos os municípios do estado.
São previstas chuvas de 20 a 30 milímetros e ventos de até 60 km/h até às 10 da manhã desta sexta-feira (3). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.