Esporte

“A gente vai representar bem o Estado”, disse Beto Vieira sobre o jogo de estreia

Sem tempo, técnico disse que o time vai focar nos contra-ataques contra o Iranduba, e que o dever na estreia da competição é representar bem Roraima

O técnico do São Raimundo, Beto Vieira, afirmou que o dever da equipe na estreia da Copa do Brasil Feminina é “representar bem o Estado”. O Mundão joga na próxima quarta-feira, 4, contra o Iranduba da Amazônia-AM, pelo jogo de ida da competição.
O local do jogo ainda é um mistério, já que o Ribeirão está vetado para competições esportivas, segundo parecer técnico do Corpo de Bombeiros. É provável que a partida seja mesmo em Manaus, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não atualizou o local e o horário do duelo em seu site oficial, onde diz que o jogo será em Boa Vista.
O Iranduba é velho conhecido do Mundão, que já exportou algumas jogadoras para lá, como a atacante Lu. “Algumas atletas que eram do São Raimundo estão lá. Quando a gente passou pela seletiva (jogo único para definir o representante de Roraima na competição), já tínhamos algumas informações (sobre o time), e isso facilita um pouco na forma de jogar”, declarou Vieira.
Para a estreia, o São Raimundo treinou todos os dias desde a última segunda-feira, quando iniciou sua preparação, que está sendo focada na parte técnica. “Não dá para fazer físico, mas é certo que a cobrança vai ser o físico, porém, não podemos focar nisso, porque não tivemos tempo. Então vamos trabalhar esse conjunto e montar uma estratégia para jogar nos contra-ataques”, disse o técnico.
Para fechar o elenco com 19 jogadoras, o São Raimundo enfrentou dificuldades. A intenção do clube era montar uma “seleção” de jogadoras de Roraima, mas algumas não aceitaram o convite da diretoria, alegando problemas particulares.
Para fechar a lista, o clube investiu na contratação de jogadoras do futebol amazonense, como a volante Vanda. Também do Amazonas, a goleira Nira, que defendeu um pênalti pelo Mundão no jogo que definiu o representante local na competição, e a zagueira Rosa, que vem do próprio Iranduba, irão reforçar a equipe.
A jogadora Lindyara, que sofreu uma lesão no joelho, e não deve se recuperar a tempo da estreia, é a única baixa do elenco.
“Eu acredito na equipe que estamos montando, e que a gente vai representar bem o Estado”, destacou Beto Vieira.
Questionado sobre a possibilidade do jogo de ida ser transferido para Manaus, o treinador disse que não será diferente de jogar em Boa Vista. “A gente está preparado para lidar com isso”, declarou.
RIBEIRÃO – Segundo as exigências da CBF, disponíveis no Regulamento Geral de Competições (RGC), e baseadas na lei 10.671/2003, que trata sobre a segurança dos estádios, esses locais devem ter condições sanitárias e de segurança durante as competições desportivas. Os laudos exigidos são: de segurança (emitido pela Polícia Militar); de vistoria de engenharia (Crea-RR); de prevenção e combate de incêndio (Corpo de Bombeiros); e de condições sanitárias e de higiene (Vigilância Sanitária).
O Instituto de Desportos de Roraima (IDR) solicitou esses documentos em relação ao Ribeirão e outros locais desportivos do Estado. Na semana passada, dois documentos foram desfavoráveis ao estádio, que, com a reforma do Canarinho, tornou-se o único palco de competições oficiais em Roraima.
O Crea-RR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia em Roraima) apontou irregularidades, como falhas na estrutura da arquibancada, e disse que o local não possui para-raios (o que pode ser um risco aos espectadores, já que boa parte da estrutura é metálica), além de não ter acessibilidade (o que impede o acesso de portadores de necessidades especiais).
Já o Corpo de Bombeiros emitiu um parecer técnico, dizendo que o local não contempla os requisitos mínimos para garantir condições de segurança e acessibilidade a funcionários e visitantes.
Segundo o documento, as saídas, as sinalizações e a iluminação de emergência do estádio não atendem às exigências. Ainda segundo o parecer, as instalações elétricas possuem fiação exposta o que pode ocasionar sobrecarga e risco de acidente. A corporação recomendou que as irregularidades sejam solucionadas.
O IDR espera que, até março, quando inicia o Campeonato Roraimense de Futebol, todas as adequações sejam feitas. Enquanto isso, competições como a Copa do Brasil Feminina e a Masculina, além da Copa Verde, possivelmente serão transferidas para Manaus. O São Raimundo representa o Estado nestas competições.
Confira a lista das 19 jogadoras do São Raimundo:
Goleiras: Nira e Adriana;
Zagueiras: Rosa, Verônica;
Laterais: Toinha, Naiana, Amanda Sobral;
Meias:  Eliene, Keuly, Vanda, Eva, Paulistinha, Edeilza e Meirede;
Atacantes: Ádria, Natália, Natani, Érika, Rainy.