Com o objetivo de divulgar as produções da família criativa e promover o espaço de festas, localizado no bairro Caranã, os parentes da servidora pública Ana Luiza Moreira se juntaram para realizar a “Feira da Família Moreira Brito e Convidados”. A primeira edição do evento foi em março e, neste sábado (4), aconteceu a segunda.
Conforme Ana Luiza, de 39 anos, a ideia inicial era que só os familiares participassem da feira. Porém, amigos e conhecidos começaram a pedir para exporem produtos também. No local, há uma diversidade de empreendimentos, desde acessórios e roupas à artesanato, brinquedos e comida. No momento, são 14 comerciantes que atuam na feira, entre familiares e pessoas de fora, que não são cobradas para usarem o espaço.
“Minha família é muito criativa. Tenho irmã que faz doces, a cunhada faz canecas e lembrancinhas para aniversários, minha tia costura. A primeira vez deu certo, então a gente resolveu expandir para mais pessoas. É um evento tímido, ainda estamos começando, mas a segunda edição já deu mais movimento que a primeira”, disse.
Questionada sobre as futuras edições da feira, Ana Luiza afirmou que ainda não há previsão para a próxima, mas acredita que a cada dois meses será realizada uma nova edição. “A gente vai ver se o que pessoal acha antes de decidir. Até porque precisamos de um tempo para organizar e divulgar”.
A feira também dá espaço para o empreendedorismo infantil. A Ana Luiza afirmou que incentiva os dois filhos, de 7 e 10 anos, a participarem do evento. Segundo ela, é uma forma de estimular o desenvolvimento das crianças. “Minha filha é muito comunicativa e negocia sozinha com os clientes. Também é uma forma de ela valorizar mais o dinheiro e o trabalho”
Ana Alice Moreira, filha da Ana Luiza, vende acessórios de cabelo, canetas, pulseiras e brincos, todos personalizados por ela. A pequena contou à Folha que começou a fazer os produtos depois de ver as produções de outras pessoas. Após assistir a vídeos de tutoriais na internet, passou a praticar também.
“Já participei de uma feira na praça e também levo para vender no balé e na igreja. Na escola não posso vender, mas levo os produtos para divulgar para as minhas amigas. Hoje, já consegui vender quatro canetas e uma tiara. É muito legal participar”, explicou Ana Alice.
Com um empreendimento de acessórios femininos e brinquedos, Tatiane Martins, de 35 anos, expôs seus produtos pela primeira vez na Feira da Família Moreira Brito e Convidados. Porém, ela tem o hábito de participar de outros eventos como esse, visto que o negócio é a fonte de renda principal dela.
“Participo dessas feiras para as pessoas conhecerem minha loja e verem os produtos. Também é uma oportunidade para os próprios comerciantes conhecerem novas pessoas e fazerem amizades. Hoje foi muito legal, também reencontrei gente de outras feiras”, afirmou.