Uma pesquisa recente realizada pela plataforma Preply revelou que 60% dos brasileiros apontam as redes sociais como o principal obstáculo para a leitura. Esse dado alarmante evidencia uma tendência preocupante: o declínio do hábito da leitura no país.
De acordo com os resultados obtidos pela Preply, 58% dos brasileiros não leem ou sentem que perderam o hábito da leitura ao longo do tempo. Entre as razões apontadas pelos entrevistados, destacam-se as redes sociais e as demandas de trabalho como os principais fatores que contribuem para esse cenário.
A pesquisa também revelou que, em um país onde 30% das pessoas sequer já compraram um livro, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, cerca de 60% dos entrevistados nunca tiveram interesse em ler ou sentem que perderam esse hábito, tornando-se leitores menos assíduos ao longo do tempo.
Quanto aos gêneros literários mais populares, os entrevistados demonstraram preferência por obras de ficção (49,2%) e autoajuda (44,6%). Além disso, destacaram-se também as histórias de mistério ou suspense (32,2%), fantasia e ficção científica (26,8%), e, é claro, as histórias de amor (28,4%).
Esses dados revelam não apenas a preferência dos brasileiros por determinados gêneros literários, mas também evidenciam a necessidade de medidas que incentivem e promovam o hábito da leitura em um contexto onde as redes sociais ocupam cada vez mais espaço na vida das pessoas.