EM RORAINÓPOLIS

Pai denuncia problemas estruturais em escola estadual

Em nota oficial, a Seed afirmou que o Colégio Estadual Militarizado Antônia Tavares passará por uma reforma geral para resolver os problemas estruturais; Quanto à situação emergencial das fossas e banheiros, a Seed assegurou que providenciará medidas imediatas

A escola está com fossas estouradas e banheiros interditados. (Foto: Arquivo pessoal)
A escola está com fossas estouradas e banheiros interditados. (Foto: Arquivo pessoal)

Um pai de aluno da Escola Militarizada Professora Antônia Tavares, situada em Rorainópolis, procurou a Folha para denunciar as condições precárias do local. Segundo Clóvis Santos, o ambiente possui “uma série de problemas estruturais que vêm afetando diretamente o ambiente de aprendizado e a saúde dos estudantes”.

“A escola está com fossas estouradas e banheiros interditados. É um local totalmente inapropriado para receber alunos”, afirmou Clóvis Santos em entrevista exclusiva.

Segundo Santos, seu filho teria tido mal-estar devido ao ambiente escolar. “Hoje a gente recebeu uma ligação lá da escola, onde um dos meus filhos estava passando mal e vomitando muito, mas chegando lá, encontramos outros alunos com o mesmo problema”, relatou.

Imagens divulgadas pelo denunciante mostram as fossas transbordando e banheiros interditados, corroborando com seu relato sobre a falta de condições sanitárias na instituição de ensino.

A denúncia ainda destaca a falta de transparência quanto ao uso de recursos destinados à reforma da escola. “Desde fevereiro, essa escola já deveria ter recebido uma reforma. São mais de 3 milhões de reais que já deveriam ter sido aplicados na reforma dessa escola. Infelizmente, nós que somos pais de alunos não sabemos de que forma ou para onde foi esse recurso, porque não chegou  na escola”, lamentou Clóvis Santos.

Outro lado

Diante das acusações, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) foi procurada para esclarecimentos. Em nota oficial, a Seed afirmou que o Colégio Estadual Militarizado Antônia Tavares passará por uma reforma geral para resolver os problemas estruturais.

“A obra já foi licitada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e atualmente está em fase de contratação da empresa vencedora do certame”, afirmou a nota.

Quanto à situação emergencial das fossas e banheiros, a Seed assegurou que providenciará medidas imediatas: “O Departamento de Logística da Secretaria providenciará, de imediato, um caminhão limpa-fossa para esvaziá-la, além de uma equipe para realizar os reparos necessários tanto na fossa quanto nos banheiros”.