FIQUE ATENTO

Como evitar fraudes ao fazer doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Os fraudadores podem enviar mensagens falsas solicitando informações pessoais

Antes de efetuar qualquer doação, verifique os dados da entidade (Foto: Divulgação)
Antes de efetuar qualquer doação, verifique os dados da entidade (Foto: Divulgação)

Com o aumento do movimento de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o Threat X, divisão de cibersegurança da ClearSale, uma referência em inteligência de dados com um portfólio voltado para a prevenção de fraudes, está trabalhando para derrubar gratuitamente sites fraudulentos. Isso é um esforço para proteger os cidadãos e garantir que as contribuições financeiras não sejam desviadas das comunidades afetadas pela crise. Até o momento, a empresa já derrubou quase 30 páginas online e está colaborando com bancos e autoridades para bloquear as contas dos fraudadores.

Diante das táticas dos criminosos, que incluem o uso de links falsos e engenharia social para aplicar golpes disfarçados de doações, a proposta da ClearSale é localizar e remover os sites e canais falsos o mais rápido possível. Isso garante que a população possa realizar doações e navegar por links online com segurança. Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale, alerta que os perfis falsos geralmente copiam a identidade visual das páginas e perfis oficiais, alterando os números do Pix para contas particulares.

“Como empresa antifraude, estamos comprometidos em usar nossa expertise para ajudar as pessoas afetadas e dar suporte aos órgãos competentes, especialmente em um momento de vulnerabilidade, em que criminosos estão desviando recursos daqueles que mais precisam. É importante ressaltar que entre as táticas mais comuns dos fraudadores estão a criação de sites falsos para transações financeiras e obtenção de dados confidenciais, golpes envolvendo o Pix e a captura de informações em redes sociais”, alerta o CEO.

Aqui estão algumas maneiras de os fraudadores agirem e dicas para se prevenir:

Não clique em links desconhecidos:

Os fraudadores podem enviar mensagens falsas solicitando informações pessoais. Nunca clique em links desconhecidos e verifique cuidadosamente os dados disponíveis na transferência. Não forneça suas informações bancárias para sites que não apresentam certificado de segurança. Nenhum órgão sério envia mensagens de texto solicitando dados para pedir doações.
Atenção à URL dos sites:

Golpistas frequentemente criam sites falsos com erros na URL. Antes de doar qualquer quantia, é importante verificar erros de ortografia, letras duplicadas e muitos dígitos na URL dos sites.
Verifique a autenticidade:

Antes de efetuar qualquer doação, verifique os dados da entidade para ter certeza de que o destinatário e as informações bancárias estejam corretos. Se tiver dúvidas sobre a autenticidade do destino da doação, pesquise sobre a fonte e/ou entre em contato diretamente para confirmar.