A Polícia Civil de Roraima, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), realizou a prisão preventiva de um idoso venezuelano de 74 anos, identificado como T. M. J., na tarde de ontem, no Abrigo do bairro Pricumã. A ação ocorreu no âmbito da Operação Caminhos Seguros, lançada em todo o país pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com informações fornecidas pela delegada titular da DPCA, Jaira Farias, a vítima, uma menina de 10 anos também venezuelana, procurou a assistente de proteção do abrigo no último dia 13 e relatou estar sofrendo violência sexual por parte de seu padrasto. A criança afirmou que os abusos ocorriam desde que ainda moravam na Venezuela. Além disso, ela informou que, junto com outros dois irmãos de 7 e 11 anos, sofria maus-tratos por parte da mãe e do padrasto. Segundo o relato da criança, ela já havia comunicado à mãe sobre os abusos sofridos, porém não foi acreditada.
“Há inclusive, relatos de que essa mãe é negligente com os filhos, sai deixando as crianças sozinhas e com fome, inclusive uma dessas crianças é cadeirante”, detalhou a delegada.
A delegada acrescentou que, após buscar ajuda no Abrigo, o Conselho Tutelar foi acionado e o caso foi encaminhado ao Ministério Público, que solicitou a prisão preventiva do acusado, devido à recorrência dos abusos sexuais contra a criança.
“A criança já apresentou sangramentos, após a violência sexual. Estamos investigando a omissão e maus tratos da mãe. A vítima foi encaminhada para exame pericial e também psicológico”, disse a delegada.
O idoso, ao ser interrogado, negou as acusações. Sua prisão foi formalizada na DPCA e, na manhã desta quarta-feira, dia 15, ele foi apresentado na Audiência de Custódia.