Para dar maior tranquilidade às pessoas que vão curtir o período de Carnaval, autoridades de segurança no Estado definiram, na sexta-feira passada, durante a primeira reunião deste ano do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), o plano de ações que será executado durante os cinco dias de folia na Praça Velia Coutinho, no complexo Ayrton Senna, no Centro.
De acordo com o presidente do GGI e secretário estadual de Segurança Pública (Sesp), Januário Lacerda, câmeras de segurança e policiamento nas ruas serão as atividades mais executadas durante os dias de evento. “Na reunião, nós estabelecemos o que cada um dos membros do gabinete terá como responsabilidade durante esse período de Carnaval. A Delegacia-Geral da Polícia Civil já fez o planejamento do contingente de policiais civis que atuarão na frente de ação. A Prefeitura da Capital encaminhou o planejamento com os horários das festividades. O Executivo Municipal se preocupou bastante em relação a isso, tanto que a previsão é que a festa dure, no máximo, até a meia-noite, ficando com a característica de um evento mais familiar”, disse.
A estimativa do secretário é que cerca de 150 policiais militares serão designados para atuar nas ações, tanto na Capital quanto nos municípios do interior que também realização festas. Na Capital, a operação ganhará o apoio de 17 agentes da Polícia Civil, totalizando 167 homens. A ideia é descentralizar as notificações de ocorrências, que antes eram repassadas para o 5º Distrito Policial.
“O papel do sistema de segurança é disponibilizar o efetivo, tanto da Polícia Militar, que é o responsável pelo policiamento ostensivo, quanto da Polícia Civil, que vai disponibilizar uma delegacia nos cinco dias de evento. A Polícia Civil terá aproximadamente 17 profissionais, com delegado, escrivães e agentes de polícia. No interior, da mesma forma. Essas unidades itinerantes serão colocadas em pontos estratégicos das festas. Até o momento, foram confirmados os municípios de Pacaraima, Mucajaí e Caracaraí”, destacou.
Outra preocupação debatida durante a reunião foi em relação à fiscalização de horário para crianças e adolescentes. Para o secretário, a ação é primordial, uma vez que evita a exposição de menores de idade a riscos que ocorrem durante as festividades.
“Nós, da secretaria, ficamos de entrar em contato com as comarcas dos municípios para verificar a questão dos menores de idades nos dias de festa. Esse foi até um questionamento feito pelo pessoal da Polícia Rodoviária Federal. Como isso é uma atribuição dos juízes de cada localidade, a Sesp vai verificar com eles o disciplinamento da criança e do adolescente nesses eventos. Nós sabemos que, em algum desses municípios, a folia vai até de madrugada, então é necessário ter essa preocupação em mente”, salientou.
PRF começará a Operação Carnaval a partir do dia 6
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deverá iniciar um dia antes do feriado prolongado as ações de fiscalização e orientação para o trânsito nas três saídas da Capital. Os trabalhos contarão com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “A PRF já fez um planejamento. As ações se concentrarão nas três saídas de Boa Vista. O Detran vai disponibilizar suporte as equipes com os aparelhos que medem a quantidade de álcool ingerido pelo condutor, que são os etilômetros, atuando de forma preventiva contra os casos de embriaguez no trânsito. A pessoa, vendo a atuação dos agentes, vai pensar duas vezes antes de pegar o veículo, tendo assim a consciência de que é responsável não só pela vida dela, como também das demais pessoas que pegarão as estradas durante esse período”, comentou o secretário de Segurança, Januário Lacerda.
Outra medida que será bastante exigida para os motoristas será a inspeção de veículos. Segundo a agente da PRF Isabela Vianna, os motoristas devem ficar atentos às condições e aos itens obrigatórios de carro e moto. A fiscalização iniciará nesta sexta-feira, 06.
“É sempre importante mencionar que as leis estão mais rígidas para quem comete algum tipo de infração de trânsito. Ao pegar a estrada, o motorista tem que atestar que tudo está dentro dos conformes, se a documentação está em dia, verificar as condições dos pneus, se o carro tem estepe, macaco, extintor contra incêndios. No caso de viagem com criança de colo, é obrigatório o uso da cadeirinha, que é algo importantíssimo para a vida dela, mas a gente vê que ainda existe uma resistência por parte dos pais”, disse.
Cotidiano
Ações de segurança já estão definidas
Gabinete de Gestão Integrada definiu que mais de 150 homens atuarão nos cinco de festas na Capital e no interior