Receita do dia
Fonte: Franquia Divino Fogão
INGREDIENTES:
01 kg de batata
500 ml de creme de leite
500 ml de leite
30 gramas de manteiga
30 gramas de farinha de trigo
Noz moscada a gosto
Sal a gosto
20 gramas de alho
300 gramas de mussarela
200 gramas de provolone
100 gramas de parmesão
200 gramas de requeijão cremoso
MODO DE PREPARO:
Inicialmente, cozinhe a batata em rodelas e reserve, prepare o molho branco. Depois, em uma travessa, intercale o molho, as batatas e cada tipo de queijo. Para a última camada, finalize com queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar. Sirva em seguida.
Rendimento: 6 porções
O evento Inova Amazônia trouxe para Manaus novidades gastronômicas da região
Durante dois dias na semana passada, aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques em Manaus, o maior evento de empreendedorismo da Amazônia Legal, o Inova Amazônia.
Com o objetivo de promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico que respeite os ecossistemas amazônicos e as comunidades, o evento expôs mais de 80 negócios da região.
As conexões e networking entre negócios foi a grande tônica dos negócios dos nove estados amazônicos, que levaram seus produtos e mostraram os desafios ambientais e sociais que enfrentam na região amazônica.
O Inova Amazônia foi realizado pelo Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde, a Finep e a Rede Amazônica.
Um dos focos do evento para a inovação na região amazônica é o INPI, que alinhado à política Nova Indústria Brasil, registrou ampla participação no I Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas da Amazônia, nos dias 9 e 10 de maio, em Manaus.
A palestra “Caminhos para o Registro de Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas (MCs) junto ao INPI”, que apresentou Milene Dantas, da unidade regional de Goiás, explicou que os dois ativos diferenciam produtos de uma coletividade e valorizam a reputação e autenticidade de produtos regionais.
As MCs tratam especificamente de identificar produtos ou serviços feitos por membros de uma entidade coletiva. Já a IG identifica produtos ou serviços vindos de uma região reconhecida por sua produção, determinados pelas condições geográficas ou humanas de seu local de origem.
Durante o evento, o INPI entregou o certificado de registro de IG relativo ao açaí da região de Codajás (AM), que ficou conhecida como centro de extração e produção.
De acordo com a documentação apresentada ao INPI, o município de Codajás, localizado no interior do Amazonas, possui vegetação e clima favoráveis à produção do açaí, estando na lista dos maiores produtores nacionais do fruto. Isso gera emprego e renda à cidade, que até 1938 consistia em uma aldeia indígena com o mesmo nome.
O açaí é denominado “ouro negro” pelos produtores da região. Codajás é conhecido culturalmente como a “Terra do Açaí”, sendo realizada anualmente, desde 1988, a Festa do Açaí, com cerca de 50 mil pessoas entre participantes locais, nacionais e internacionais.
O Inova Amazônia promoveu o acesso a oportunidades, conhecimento e inspiração com negócios que integram inovação e sustentabilidade. Estavam as 21 indicações geográficas da Amazônia participantes (16 registradas e as demais em análise no INPI), mais de 80 startups expositoras, mentorias coletivas, rodadas de negócios e investimentos, pitches de expositores e atividades culturais.
Uma das IG’s que aguardam o registro são as nossas Panelas de Barro do Povo Makuxi que estavam em exposição com a presença do responsavel pelo Festival das Panelas de Barro, Enoque Raposo.
De Roraima contamos com oito estandes com produtos diversos entre cosmética com a Savana Amazônica; fitoterápicos com a Cel Phytos; a Kauwê Turismo, que levou também o café Uyompa e artesanato da comunidade do Kawuê; Delícias e Pimentas Daval; Treeback – Tecnologia ambiental; Wazaká – arte autoral em roupas e outros acessórios; Yu’PrimaVera – Jujubas de cupuaçu; Galeria Jaty – arte amazônica.
O evento muito bem organizado pelo Sebrae do Amazonas, contou ainda com uma área de alimentação da Associação Brasileira de Bares e Restaurante – Abrasel no Amazonas com dez restaurantes associados, shows musicais com a ilustre presença do cantor do Boi Garantido David Assayag; um super auditório que contou com palestras técnicas que trouxeram muito conhecimento estratégias e soluções para a sustentabilidade dos negócios. Mas as palestras com a atriz Giovanna Antonelli sobre marketin pessoal e ator Felipe Titto foram muito prestigiadas.
Como não poderia deixar passar, fiz algumas descobertas na área de alimentação para aguçar o paladar, conheci a empresa amazonense Amazônia Smart Food que trouxe os Smart Burguer Plant Based com tucumã, açaí, além dos liofilizados de tucupi, açaí, cupuaçu, a proteína concentrado de tucumã. A empresa paraense Jambu Sinimbu, que já tinha dois produtos de sucesso: a Cachaça com jambu e cumaru, e a conserva de flor de jambu, trouxe a sensação do evento, o extrato de jambu, Tremidão; e a Kastanharia do Mato Grosso, trouxe uma pasta de castanha do Pará que ao colocar água se transforma em leite vegetal; foram inúmeras novidades do setor, em breve falo mais de outros produtos e negócios apresentados .