A qualidade do ensino médio público caiu em 16 estados, incluindo o Estado de Roraima. O desempenho nacional ficou abaixo da meta estipulada pelo Governo Federal, segundo a principal avaliação educacional do país, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Roraima, além de não alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), ainda registrou uma queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ensino médio, em 2013. Os dados foram divulgados na sexta-feira, dia 5.
De acordo com o levantamento, os anos iniciais do Ensino Médio no Estado, em 2005, mantinham a média de 3,5, que se manteve em 2007. Mas baixou para 3,4 em 2009, subiu para 3,6 em 2011 e voltou a cair para 3,4 no ano passado. A meta para 2021 é alcançar o patamar de 5,3.
Já no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a nota vem crescendo. Saiu de 3,6 em 2005 para 4,0 em 2007. Depois registrou 4,3 em 2009, subiu para 4,7 em 2011 e 5,0 no ano passado. A meta é chegar em 5,9 em 2021. Já nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) o registro era de uma média de 3,4 em 2005, subindo para 3,7 em 2007. Essa média se manteve nas pesquisas de 2009, 2011 e 2013. A meta para 2021 é alcançar 5,4.
SEED – A Folha tentou marcar entrevista com um técnico da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) para explicar o motivo do sucesso nos anos iniciais e a estagnação nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como para comentar sobre as definições das metas, se já existe um planejamento para alcançá-las e quais as dificuldades encontradas.
Por e-mail, a assessoria de comunicação da Seed enviou uma nota comentando que “o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado na sexta-feira pelo MEC, apontou uma evolução na modalidade Ensino Fundamental (séries iniciais).
Afirmou que a rede estadual de ensino de Roraima acompanhou o resultado nacional, alcançando nota 4,8, ultrapassando a meta projetada que era de 4,6. Já no Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio, os dados apontam que o Estado de Roraima não atingiu em ambas as modalidades, as metas projetadas.
No momento, a Seed afirmou que aguarda a liberação dos microdados para então fazer uma análise mais aprofundada dos indicadores a fim de trabalhar com metas de proficiência para 2015.
A intenção da Seed, conforme o e-mail, seria utilizar os dados para traçar estratégias de ensino para que na próxima avaliação os estudantes alcancem de forma satisfatória, mediante significativo aprendizado, as metas estabelecidas. “O índice é importante para direcionar as políticas públicas na área educacional com o intuito de melhorar a qualidade do ensino em todo o país”, frisou.
ÍNDICE – O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o levantamento leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.
Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Os índices reúnem as redes públicas (estadual e municipal) e privada.
A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2022, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. (R.R)
Cotidiano
RR registra queda no Ideb do Ensino Médio
Além da queda registrada no Ensino Médio, o Estado não alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação