PARA RECÉM-NASCIDOS

Saiba como se tornar doadora de leite humano

Para se tornar uma doadora de leite, é necessário que a voluntária tenha um bom excedente de leite, esteja em boa saúde e não faça uso de medicamentos que sejam contraindicados para a amamentação

Atualmente, o Banco de Leite Humano do hospital conta com 61 doadoras voluntárias ativas. (Foto: Ascom/ Sesau)
Atualmente, o Banco de Leite Humano do hospital conta com 61 doadoras voluntárias ativas. (Foto: Ascom/ Sesau)

Em comemoração ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado neste domingo (19), o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth vai promover uma ação especial para sensibilizar sobre a importância da doação. A iniciativa ocorrerá nesta segunda-feira (20), com uma blitz educativa no hospital.

A blitz, organizada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Especializada de Roraima (CETERR), contará com profissionais de saúde e estudantes da instituição, que irão fornecer orientações às pacientes internadas na unidade sobre como se tornar doadoras de leite humano.

Segundo a psicóloga do BLH, Marina Alvares, a iniciativa visa não apenas aumentar o número de doadoras, mas também mostrar que a doação de leite é um processo simples e seguro, tanto para a mãe quanto para o bebê que está sendo amamentado. “Esta iniciativa é importante para promover a doação de leite e, principalmente, demonstrar que é fácil se tornar uma doadora, sem prejuízos para a mãe ou para o bebê em aleitamento materno”, destacou Marina.

Atualmente, o Banco de Leite Humano do hospital conta com 61 doadoras voluntárias ativas e um estoque de 19.800 litros de leite humano, um volume vital para muitos recém-nascidos prematuros.

Marina também mencionou o importante apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima através do projeto Amigo do Peito, que facilita a coleta das doações nas casas das doadoras. “Nosso principal parceiro é o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, com o projeto Amigo do Peito, que realiza a coleta das doações nas casas da doadora”, enfatizou.

COMO SE TORNAR UMA DOADORA?

Para se tornar uma doadora de leite, é necessário que a voluntária tenha um bom excedente de leite, esteja em boa saúde e não faça uso de medicamentos que sejam contraindicados para a amamentação. A apresentação de exames pré-natal também é indispensável para o cadastro.

O Banco de Leite Humano está localizado na maternidade, na Avenida Brasil, ao lado da Superintendência Regional da Polícia Federal, no bairro Treze de Setembro. Para mais informações, as interessadas podem entrar em contato pelo telefone (95) 98414-0772.