Cotidiano

Moradores reclamam de cerca construída nas margens do rio Anauá

Há cinco meses, a construção impede o acesso dos moradores em local

Moradores do município de São Luiz do Anauá, Sul do Estado, reclamam de uma cerca construída e que está impedindo o acesso às margens do rio Anauá, na região da Serra Dourada. O local, conhecido como “Prainha”, é usado como ponto de lazer da população há mais de 30 anos.
Segundo informações de Erisvan Pinto, presidente da Associação Comercial de São Luiz do Anauá, a cerca foi construída há cinco meses por um fazendeiro que mora na região, que possui um lote nas proximidades do rio. 
Apesar de a propriedade pertencer ao fazendeiro, Ersivan diz que o cerceamento do local é crime ambiental e contra as leis do Código Florestal, que prevê a construção de cercas com uma distância de 50m a 100 metros dos rios.
“Há mais de 30 anos, esse é um local de lazer dos moradores. Quando tem gente que chega pra visitar o município é lá que a gente leva, temos poucos locais como este por aqui”, frisou o presidente. “O local também é onde os pescadores guardam suas canoas para trabalhar, são 370 trabalhadores registrados que estão tendo dificuldade para exercer o seu ofício”.
Uma reunião com a Associação Comercial de São Luiz do Anauá, a colônia de pescadores e o fazendeiro foi marcada para hoje, 3, à partir das 09 horas da manhã, na Delegacia de Polícia de São João da Baliza.
O encontro pretende resolver o conflito de forma pacífica. Caso contrário, os moradores de São Luiz pretendem seguir para Boa Vista   em busca dos órgãos responsáveis.

A Folha tentou entrar em contato com o fazendeiro em questão, mas não obteve êxito.