OPERAÇÃO CATRIMANI II

Mais três acampamentos de garimpo ilegal são destruídos na TI Yanomami

Um dos pontos de mineração foi encontrado ainda com indícios de atividade, mas sem garimpeiros

Ação desse fez parte da missão KREA, que faz parte da operação de  desintrusão do garimpo na TI Yanomami. (Foto: Cmdo Op Cj Catrimani)
Ação desse fez parte da missão KREA, que faz parte da operação de desintrusão do garimpo na TI Yanomami. (Foto: Cmdo Op Cj Catrimani)

Três acampamentos de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami foram destruídos pelas Forças Armadas neste final de semana. Um dos pontos de mineração estava localizado em Xitei ainda com indícios de atividades recentes. A ação de combate fez parte da missão KREA, iniciada na última sexta-feira (17) e realizada dentro da Operação Catrimani II.

Na região do Uraricoera, os militares do Comando Operacional, agentes da Força Nacional e do Ibama destruíram dois acampamentos ilegais, uma embarcação, um motor e um gerador. Já em Xitei, foram destruídos um gerador, três motosserras e materiais de cozinha, além de quatro motores grandes e dois pequenos.

+ Dois acampamentos de garimpo e materiais de apoio são inutilizados na Terra Yanomami

“Também foram encontrados cerca de 27 sacos de cassiterita, com aproximadamente 30 kg cada. Nenhum garimpeiro foi avistado, mas indígenas confirmaram a presença deles na região”, divulgou o Comando Operacional Conjunto.

+ Nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami mobilizará 800 militares

Catrimani II

A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta coordenada entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas. A operação cumpre a Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, para emprego, temporário e episódico, de meios na TIY para combate ao garimpo ilegal.