MOBILIDADE URBANA

Prefeitura realizará pesquisa sobre a qualidade das ciclovias em Boa Vista

Nas entrevistas, os pesquisadores irão levantar alguns dados como o tipo de bicicleta utilizado, motivo dos deslocamentos e integração do veículo com o transporte público

Além dos ciclistas, o plano de mobilidade urbana também incluirá pesquisas com pedestres e usuários de outros meios de transporte (Foto: Welika Matos/Semuc)
Além dos ciclistas, o plano de mobilidade urbana também incluirá pesquisas com pedestres e usuários de outros meios de transporte (Foto: Welika Matos/Semuc)

Para contribuir no primiero Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da capital, a Prefeitura de Boa Vista realizará, entre os dias 27 de maio e 14 de julho, a Pesquisa Origem-Destino com ciclistas em 31 pontos da cidade, para construir um diagnóstico sobre o tráfego na capital e propor melhorias à malha cicloviária.

Nas entrevistas, os pesquisadores irão levantar alguns dados como o tipo de bicicleta utilizado, motivo dos deslocamentos e integração do veículo com o transporte público. Além disso, também irão fazer perguntas sobre a percepção de conforto e segurança durante iluminação pública, arborização e conforto térmico.

“O objetivo dessa pesquisa é identificar os trajetos mais utilizados pelos ciclistas, com foco nas ciclovias já existentes e em áreas com projetos de ampliação da malha cicloviária. Isso permitirá à prefeitura garantir maior fluidez, segurança e conforto para os ciclistas”, explicou o membro do comitê gestor do PMUS, o arquiteto e urbanista Ricardo Freitas.

Os pesquisadores seguirão o formulário como roteiro de questionamentos para coleta das informações necessárias, estarão devidamente identificados com farda e crachá. Eles poderão ser identificados pela camiseta com a identidade visual do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável na frente. Na parte de trás, estarão o brasão da Prefeitura de Boa Vista e a logo da Certare Engenharia, empresa que prestará consultoria para o município durante todo o processo.

Confira os pontos onde a pesquisa será feita

·       Ponto 1 – Cruzamento – R. Mte. Albano x Av. dos Bandeirantes

·       Ponto 2 – Av. Felinto Barbosa Monteiro

·       Ponto 3 – Instituto Federeal – Campus Boa Vista

·       Ponto 4 – Av. Brigadeiro Eduardo Gomes

·       Ponto 5 – Av Glaycon de Paiva

·       Ponto 6 – Av. Cap. Ene Garcês

·       Ponto 7 – Av. Princesa Isabel

·       Ponto 8 – Parque Rio Branco

·       Ponto 9 – CIPTUR – Av. das Águias

·       Ponto 10 – Av. João de Alencar x R. Yeyê Coelho

·       Ponto 11 – Av. Minas Gerais x Av. Amazonas

·       Ponto 12 – Estádio Canarinho

·       Ponto 13 – R. Belo Horizonte

·       Ponto 14 – R. Expedito Francisco da Silva

·       Ponto 15 – Av. General Ataíde Teive

·       Ponto 16 – R. Francisco Anacleto da Silva

·       Ponto 17 – Entrada – Cidade Satélite

·       Ponto 18 – Av. Carlos Pereira de Melo

·       Ponto 19 – Av. Centenário

·       Ponto 20 – R. Hélio Pinto Pinheiro

·       Ponto 21 – Av. Gen. Bento Gonçalve

·       Ponto 22 – Av. Gal Ataíde Teive x Av. Nossa Sra. De Nazaré

·       Ponto 23 – Praça Cidade Satélite – R. Capela

·       Ponto 24 – Rotatória – Av. Consolação de Matos x Av. da Terra

·       Ponto 25 – Alameda Antares x Av. Parimé Brasil

·       Ponto 26 – Pátio Roraiama

·       Ponto 27 – Av. Gal Ataíde Teive x Av. São Joaquim

·       Ponto 28 – R. Carmelo – Parque Germano Augusto Sampaio

·       Ponto 29 – Av. Sol Nascente x R. Estrela D’álva

·       Ponto 30 – Ent. UFRR – Av. Nova Iorque

·       Ponto 31 – Av. Roma x R. Rio Ajarani

Próximas pesquisas irão contemplar pedestres, transporte de cargas e motoristas de carro e moto 

Além dos ciclistas, o plano de mobilidade urbana também incluirá pesquisas com pedestres e usuários de outros meios de transporte, como transporte público, transporte individual como carros e motocicletas, bem como transporte de cargas.

“Essas pesquisas fazem parte do diagnóstico da nossa cidade em relação à mobilidade. Temos que entender que a mobilidade não está vinculada apenas aos sistemas de ônibus, lotação ou transporte individual de passageiros. Ela inclui todos os meios de transporte”, destacou Freitas.

Leandro de Sousa

Repórter

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

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