Aliados de Wagner Nunes (Republicanos), cinco vereadores de Alto Alegre marcaram para às 14h desta sexta-feira (24), na Câmara Municipal, a cerimônia de posse do prefeito e do vice-prefeito Irmão Max (Progressistas) eleitos para governar o Município até 31 de dezembro de 2024.
No edital de convocação, eles justificam a iniciativa com base em trecho do regimento interno que permite sessão extraordinária chamada pela maioria dos nove vereadores. Além disso, citam a decisão que cassou a liminar que suspendia a diplomação dos novos gestores da cidade, marcada para às 9h, na sede da Justiça de Alto Alegre.
O grupo pediu que a Casa Legislativa providencie “todos os meios necessários, inclusive atos e documentos preparatórios para que a sessão ocorra sem embaraços e com absoluta transparência”. Assinam o documento, os vereadores: Assis Pedroso (segundo-secretário), Chaguinha Lorenço, Cuamba, Fabio Costa e Josué da Horta.
O presidente em exercício da Câmara, Kiko Melo (MDB), aliado do prefeito interino Valdenir Magrão (MDB), afirmou que a Casa não realizará a posse nesta sexta, porque já marcou a solenidade para 24 de junho em virtude da necessidade de transição entre as gestões.
“Em que pese alguns atos antidemocráticos praticados por alguns membros da Casa Legislativa, compete ao presidente da Casa proceder com a inclusão de matérias em pauta, bem como compete privativamente ao presidente, a convocação para posse de prefeito e vice, respectivamente, na forma do regimento interno da Câmara”, afirmou.