TAIWAN

Governo taiwanês pretende investir tecnologia em Roraima, diz diretor da Sesp

Segundo Alysson, a parceria com Taiwan pode ajudar a resolver problemas da fibra ótica de forma definitiva, utilizando tecnologias via satélite e outras inovações

O evento promete fortalecer a cooperação global e aprimorar conhecimentos nas áreas de telecomunicações e cibersegurança. (Foto: Reprodução/Taiwan Today)
O evento promete fortalecer a cooperação global e aprimorar conhecimentos nas áreas de telecomunicações e cibersegurança. (Foto: Reprodução/Taiwan Today)

O diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-RR), Alysson Lopes, representará o Brasil no evento anual “Global Cooperation and Training Framework (CGTF) International Workshop on Resilience in Telecommunication and Cybersecurity”. Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, o workshop ocorrerá de 27 a 31 de maio e reunirá representantes de 30 países, sendo apenas cinco vagas destinadas à América Latina. 

O evento promete fortalecer a cooperação global e aprimorar conhecimentos nas áreas de telecomunicações e cibersegurança.

Alysson, que também coordena o Centro de Treinamento Virtual da Sesp-RR e é instrutor de armamento e tiro, destaca a importância estratégica do evento para Roraima. “Temos uma deficiência significativa na comunicação e cibersegurança devido aos problemas recorrentes com a fibra óptica no estado. A parceria com Taiwan pode nos ajudar a resolver esses problemas de forma definitiva, utilizando tecnologias via satélite e outras inovações que vamos explorar durante o workshop”, afirma.

Ele ressalta a relevância global de Taiwan no setor tecnológico, sendo o maior produtor mundial de semicondutores, componentes essenciais para computadores, placas de vídeo e sistemas de inteligência artificial. “O governo de Taiwan está interessado em investir no Brasil, e conseguimos atrair sua atenção graças ao ambiente favorável criado pelo governo do estado. Apresentei a realidade de Roraima e suas oportunidades, o que despertou o interesse de Taiwan em realizar investimentos especificamente aqui”, explicou Lopes.

O evento, apoiado também pelos governos dos Estados Unidos, Austrália e Japão, abre um leque de possibilidades para o desenvolvimento de cidades inteligentes em Roraima. “Imagine um sistema de videomonitoramento que, além de garantir a segurança pública, forneça informações sobre horários de ônibus, trânsito, volume de pedestres, fluxo de usuários em serviços de saúde e repartições públicas. As possibilidades são infinitas”, disse Lopes.

Ele também destaca o impacto econômico que essa parceria pode trazer. “Taiwan é um dos tigres asiáticos, com uma economia altamente desenvolvida e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevadíssimo. Queremos trazer muitas parcerias e investimentos para Roraima, aproveitando as oportunidades que nosso estado oferece”, concluiu.