O dia 25 de maio é celebrado mundialmente como o Dia do Orgulho Geek, também conhecido como Dia da Toalha, uma referência ao icônico livro (e filme) “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.
A comemoração do Dia do Orgulho Geek, que teve início em 2006 na Espanha, é uma oportunidade para os aficionados da cultura geek expressarem sua paixão por uma ampla gama de atividades, desde filmes e quadrinhos até ciência, tecnologia, videogames e ficção científica. “O dia foi escolhido em homenagem à estreia do primeiro filme da franquia Star Wars, em 1977, mas também é conhecido pela comunidade geek como Dia da Toalha, graças à relevância da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams”, contextualiza Daniel Braga, diretor do Sana, maior evento geek do Norte e Nordeste.
Perfil do Geek
De acordo com um levantamento realizado pela plataforma de tecnologia Alura em 2023, a maioria dos geeks brasileiros tem entre 25 e 34 anos, representando cerca de 52% dos entrevistados. As outras faixas etárias compreendem 18 a 24 anos (20%); 35 a 44 anos (22%); 45 a 54 anos (9%); e acima de 64 anos (1%). Ainda de acordo com a Alura, essas pessoas mostram preferências e hobbies variados, como computadores de alta performance; séries, filmes e livros de ficção científica ou fantasia; e heavy metal.
Confira cinco atividades que devem estar na lista dos afazeres dos verdadeiros geeks:
- Realize sessões de TCG e RPG. “Partidas de cartas colecionáveis (TCG), como Magic: The Gathering, Yu-Gi-Oh! e Pokémon, e sessões de RPG são hobbies comuns no universo geek. Além disso, são atividades que podem ser realizadas online, permitindo encontros mesmo com amigos que moram em outras cidades”, exemplifica Braga.
- Faça cosplays. “Muitas pessoas adoram se fantasiar de seus personagens favoritos. Por que não tirar uma foto bacana e postar nas redes sociais para mostrar seu amor à cultura geek?”, provoca Braga.
- Jogue seus jogos favoritos. “Sejam jogos eletrônicos ou de tabuleiro, o importante é se divertir. E, mais uma vez, a internet também propicia partidas online, tanto com amigos quanto desconhecidos”, complementa Braga.
- Leia livros e assista a filmes e séries. “Você tem amor incondicional por alguma franquia? Tire aquele tempinho para você, prepare aquela xícara de chá ou café, sente-se na poltrona ou no sofá e se perca nesse mundo de que tanto gosta”, incentiva Braga.
- Comece ou complete uma coleção. O colecionismo também é um hobby, embora um pouco mais caro. “Mesmo assim, se você tiver condições, vá atrás dos seus sonhos de consumo e mostre-os para o mundo. Quem sabe, você não encontre outras pessoas que também gostem da sua coleção de carrinhos Hot Wheels ou de Lego?”, brinca Braga.
“Não existe uma forma ‘certa’ ou ‘errada’ de demonstrar orgulho por ser quem você é e gostar do que gosta. O importante é demonstrar sua paixão, sempre, claro, respeitando as outras pessoas”, conclui Braga.
SANA 2024
O Sana é o evento de cultura pop e geek mais antigo em atividade no Brasil, com 22 anos de história e o maior evento geek do Norte e Nordeste. A primeira parte da edição deste ano, que aconteceu em janeiro, reuniu mais de 75 mil pessoas. Entre os destaques do evento, estavam shows de artistas renomados, como a banda japonesa Burnout Syndromes, que trouxe toda a energia dos maiores temas de “Haikyuu” para o público presente, e o cantor japonês Hiroaki “TOMMY” Tominaga, famoso por sua participação na trilha sonora do anime “JoJo’s Bizarre Adventure”. A presença da icônica banda brasileira CPM 22 também agitou os fãs com seu repertório cativante.
Além dos shows, o SANA 2024 ofereceu uma variedade de atividades, de painéis com dubladores renomados como Wendel Bezerra, Glauco Marques e Adrian Tatini, de “One Piece”, a exposições de esculturas geeks do talentoso artista Walterlan Veríssimo. As salas temáticas do evento, incluindo as dedicadas a Harry Potter, Star Wars e jogos de tabuleiro, proporcionaram imersões únicas para os aficionados por cultura pop.
A ideia é continuar com as parcerias e ampliar, levando a cultura pop e geek para o maior número de pessoas possível. “O Sana é um motor potente, um ecossistema de criatividade onde a cultura se encontra com a inovação. Graças a estas parcerias, conseguimos ampliar o evento e deixá-lo ainda mais plural”, afirmou Igor Lucena, diretor do Sana.
Sobre o Sana
Criado em 2001, o Sana é considerado a maior feira multi-temática de cultura pop e geek do Norte/Nordeste, com mais de 150 mil visitantes em cada edição. Criado por 15 amigos, é um evento com o que há de melhor do mundo geek: cosplayers, k-pop, animes, games, arenas, salas temáticas, dubladores, youtubers, atrações musicais e muito mais. O Sana é um evento que estimula a economia de Fortaleza – nos últimos 10 anos, com a realização de mais de 20 edições, movimentou mais de R$ 200 milhões na economia local. Para mais informações, acesse: portalsana.com.br.