Polícia

Fugas são reflexo do caos da estrutura de presídios, alega titular da Sejuc

O titular da Sejuc, Paulo Roberto Macedo, comentou sobre as recentes fugas de detentos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo e da Cadeia Pública de Boa Vista, em que foram contabilizados mais de 100 foragidos em apenas uma semana. Para o secretário, as fugas recorrentes são reflexos do caos da estrutura prisional do estado.

O secretário explicou que a gestão tem se esforçado para reparar o problema e que, na reunião realizada no início da semana com a comissão interministerial do Governo Federal para tratar da crise migratória, o poder executivo aproveitou a oportunidade e apresentou algumas medidas para solucionar também o sistema prisional.

No ofício entregue à comitiva, consta o pedido de agilidade na expedição de autorização imediata pelo Departamento Penitenciário (Depen) para reforma da Pamc, com o consequente envio da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para garantir a rapidez na execução da obra na unidade prisional.

“Essa é a estrutura que nós estamos querendo corrigir com recursos do Fundo Penitenciário. Estamos só esperando o Depen autorizar o projeto arquitetônico para que a gente possa contratar a empresa e diminuir esse caos no Pamc”, disse.

Macedo afirmou ainda que a segurança no sistema prisional tem sido intensificada e que muitos dos presos já foram recapturados. “A nossa equipe não descansa. Algumas vezes pode ter ocorrido alguma falha que proporcionou a fuga dos últimos presos. Mas a nossa equipe não descansa, se não o cenário poderia ser bem pior. As forças de segurança estão unidas, as equipes de inteligência estão trabalhando para a gente obter êxito nas capturas”. (P.C.)