COLUNA PARABÓLICA

Nova estratégia para turbinar pré-candidatura de Catarina

Coluna desta quarta-feira (29) ainda repercute a fala do líder do Governo em defesa de Antonio Denarium contra parlamentar de oposição

Bom dia,

Rebatendo 1

O deputado Coronel Chagas (PRTB) cumpriu seu papel de líder do Governo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e pegou para si a o papel de rebater as críticas feitas contra o governador Antonio Denarium (Progressistas) pelo deputado Jorge Everton (União Brasil), em entrevista ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, no último domingo, 26. Para ele, os comentários foram jocosos e acima do limite de oposição política.

Rebatendo 2

Chagas negou interferências de Denarium em questões policiais envolvendo sua família, e garantiu autonomia da Polícia Civil em toda e qualquer investigação. O líder também afastou qualquer possibilidade de irregularidade na titulação de terras, e afirmou que o Projeto de Lei sobre política fundiária, enviado em fevereiro para a Assembleia Legislativa, visa apenas a desburocratização de procedimentos administrativos.

Suspense

Jorge Everton, por sua vez, disse que depois da sua participação na rádio Folha FM 100.3, já recebeu denúncias bem piores que as que fez até agora e deixou no ar o que estaria apurando. Em tom de ironia, disse que seus comentários foram apenas em torno da série de coincidências que circundam o governador e que vão de compra de voto às prisões de parentes por envolvimento com vários crimes. Ele garantiu poder provar o que diz.

Alheio

O governador Antonio Denarium e seu vice, Edilson Damião (Republicanos), participaram de uma reunião política de apoio à pré-candidatura da deputada Catarina Guerra (União Brasil), com servidores de uma das principais secretarias do Governo, na noite da segunda-feira, 27.

Estratégia

Segundo um servidor que teria sido “convidado” a participar do evento, a realização desses encontros com funcionários públicos no período da noite, em uma agenda frenética envolvendo todas as instituições estaduais, é a nova estratégia para dar um gás no projeto da pré-candidatura de Catarina à Prefeitura de Boa Vista. Ontem, foi a vez da secretaria comandada pelo vice-governador, a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura).

Tendência

Fonte bem situada em Brasília garante que as especulações em torno de uma suposta decisão repentina do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nos processos de cassação do governador Antonio Denarium tem razão de ser. O motivo seria a tendência já externada por pessoas no entorno da relatora dos três processos, a ministra Isabel Galloti, e a forma com que ela vem conduzindo a situação.

Banca

Informação que também chegou à Coluna dá conta de que o próprio governador teria dispensado uma das principais bancas de advogados de Brasília, que cuidava dos seus processos de cassação. A estratégia, segundo observadores dos bastidores jurídicos, foi considerada uma jogada errada, uma vez que com a mudança na presidência do TSE, essa banca estará em alta daqui uns dias.

Mais obras

O Governo do Estado publicou, na semana passada, um decreto de anulação de recursos da ordem de R$ 5 milhões que eram previstos no orçamento para ações de apoio à produção, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), e enviou o dinheiro em forma de crédito suplementar para a Seinf aplicar na manutenção de estradas vicinais.